MARKETING

MARKETING
ESPAÇO PARA ANÚNCIO ON-LINE

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO
Fonte original: http://www.apeoesp.org.br/

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CLIC NA IMAGEM E ACESSE O CURRÍCULO DE 2013

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.
Clic na imagem acima e assista aos vídeos.

PROFESSORES QUE TAL NOS UNIRMOS

Powered By Blogger

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

ARTIGO DE OPINIÃO: QUALIDADE DOS CURSOS SUPERIORES NO BRASIL


Que a educação formal básica não está lá grande coisa no quesito qualidade, a maioria das pessoas já tem conhecimento, é só acompanhar os índices das avaliações externas e internas. Certamente, muitos não acreditavam que a educação superior chegaria a esse patamar (menos este escritor). Todo esse ensejo, foi após presenciar uma notícia que divulgou mais 38 cursos superiores que não atingiram as notas mínimas exigidas pelo ENADE (Órgão ministrado pelo MEC, que avalia os cursos superiores das Universidades públicas e privadas), se não bastasse o fechamento de 207 Cursos superiores em 2012, este ano mais 38 foram condenados a reajustar, caso contrário fecharão e não poderão reabrir. Porquanto, o incômodo, é que muitas dessas Instituições são conceituadas. Provavelmente, a intenção aqui não é repetir os dados veiculados pela mídia, em outras palavras, o propósito deste artigo é fazer uma reflexão e formar uma opinião pública que contribua para que não sucateie mais as Faculdades e Universidades em nosso país, por certo, com a Educação Básica, já fez a tempo. Como resultado, o descaso foi tanto, que a Educação Básica não consegue fornecer matéria prima para as Universidades, a saída foi criar oportunidades paliativas para que os estudantes, um grande número oriundo das escolas públicas, consigam adentrar nos cursos superiores. Em síntese, tamanha ingenuidade, talvez não fosse melhor investir na Educação Básica, fazendo com que os alunos ao término do Ensino Médio tenham bagagem para ingressarem em uma Universidade sem os empurrãozinhos dos Programas governamentais, a exemplo do Prouni, SISU, e outros, que colocam os alunos dentro de uma Instituição de nível Superior. Diga-se de passagem, hoje é fácil conseguir uma vaga em uma Unidade de Ensino Superior, graças às políticas de inclusão e cotas, o problema é acompanhar os estudos e sair com qualidade. Em virtude disso, ao saírem para disputar uma vaga no mercado de trabalho, os mesmos dispõem de qualidade profissional? Não precisa ser especialista para responder a essa indagação, basta observar a qualidade de atendimento na sociedade ministrado pela maioria desses jovens profissionais. Até quando vamos ver nas manchetes de jornais dados negativos sobre a Educação Formal e Superior em nosso país? Considerações finais: Para responder a indagação acima, evoco Jean-Paul Sartre (1905-1980), esse intelectual francês criou uma teoria cujo nome é Existencialismo. Segundo essa teoria, os Homens são responsáveis pelas suas ações, e cada um tem a sua singularidade. Partindo desse pressuposto, a educação formal em nosso país é de responsabilidade de todos, e não podemos cruzar os braços, pois cada um tem a sua parcela de culpa, sobretudo o governo que deve saber o que está funcionando e o que não está. Chega de propostas mirabolantes, importadas de países com realidades diversas das nossas, com problemas diferentes. Parafrasenado Perrenoud, nós somos responsáveis pelas nossas escolas, ao dizer nós, não se pode poupar ninguém, primordialmente, os administradores da coisa pública, não enxergando uma crise de paradigma na educação brasileira. Inquestionavelemente é hora de mudar, ou muda, ou afunda de uma vez. Todavia, se um paradigma não responde ou não traz mais soluções em áreas cruciais, como a educação formal, tal paradigma deve ser substituido por outro novo. Não está na hora de refletir sobre isso? Acorda Brasil!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário