A ESCOLA NECESSITA MAIS DO QUE NUNCA DE UMA PEDAGOGIA DA PRESENÇA.
" O Homem é um animal social" (Aristóteles 384 a.C- 322 a.C)
Fonte da Imagem: http://projetophronesis.com
Vivemos em um mundo, onde as pessoas estão cada vez mais solitárias, egoístas, individualistas e egocêntricas, para uma maioria, o motivo é a vida agitada do mundo contemporâneo, proliferada pelo uso incessante das nova tecnologias. As TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) fez as distâncias ficarem mais "curtas", falamos com pessoas através do clic do mouse, conhecemos lugares sem sair de casa e da escola. Contudo, tudo isso teve um preço, as pessoas se isolam dentro de seus casulos, ficando em suas "cavernas", sem o toque do outro, sem o afeto e as emoções que a convivência entre os pares possibilitam. Como resultado, essa conjuntura está refletindo no Currículo Escolar, nas crianças e nos profissionais das Instituições Educativas. Diante dessa problemática, mais do que nunca a estrutura das Unidades Escolares precisam de reformulações e adequações, para atender um público heterogêneo. Inquestionavelmente, o Currículo deve ser aquele que aproximam as pessoas, e com certeza, uma Pedagogia da Presença é de fundamental importância para construção de um Projeto Pedagógico articulado com as necessidades da Contemporaneidade Afinal, o que é a Pedagogia da Presença? Para alguns, e pela falta de conhecimento ou uma visão simplista sobre algumas teorias da educação, será mais uma nomenclatura construída por pessoas que nunca pisaram no chão da escola. Para outros, que concebe a complexidade do contexto escolar e a dinamicidade da clientela que está chegando, é um complemento ao currículo, e aplicada ao mesmo, é uma ótima prática didática, tanto para Gestores, Professores e Alunos, além de integrar escola e Comunidade algo primordial na Contemporaneidade.
" O Homem é um animal social" (Aristóteles 384 a.C- 322 a.C)
Fonte da Imagem: http://projetophronesis.com
VEJA AQUI: VIDA E OBRA DE ARISTÓTELES
Certamente, há aproximadamente mais de 2 mil anos, a humanidade percebia a necessidade dos Homens viver em sociedade, é o que fundamenta a frase de Aristóteles acima. Hoje temos clareza que além da vida social, os humanos almejam uma vida afetiva, amorosa e carinhosa, sobretudo, na busca do saber. Foi pensando nessa linha de pensamento que foi desenvolvida a teoria educacional "Pedagogia da Presença". Somos seres dialéticos por natureza, e no contexto escolar essa prática faz com que alunos, professores e gestores observem nessa Instituição, a sua função sócio/educativa. Não foi somente na Grécia Antiga, território dos grandes Filósofos, que era inimaginável a construção da vida isolada, também, no "Antigo Testamento", fica claro que a solidão não faz parte da vida, foi pensando nisso que: " Então o Senhor fez cair pesado sono sobre homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher, e lha trouxe.” (Livro de Gênesis, capítulo 2, versos 21 e 22, na versão de Almeida revista e atualizada no Brasil, 2a edição, da Sociedade Bíblica do Brasil).
Os seres humanos como animais sociais, políticos e culturais, jamais conseguiriam viver isolados em uma ilha, a presença da mulher, tirou a humanidade da solidão, e deu início ao diálogo, ao afeto, carinho e amor, elementos essenciais na construção de uma sociedade mais justa. Essas considerações nos comprovam a urgência de uma rede de diálogo nas escolas entre famílias, alunos, professores e gestores, em prol de uma educação libertadora e qualitativa. O ato de educar é um diálogo permanente e presencial construindo junto aos alunos autonomia na construção do seu Projeto de Vida, que aliás, é singular e específico.
O MUNDO CONTEMPORÂNEO E A SOLIDÃO
O MUNDO CONTEMPORÂNEO E A SOLIDÃO
Vivemos em um mundo, onde as pessoas estão cada vez mais solitárias, egoístas, individualistas e egocêntricas, para uma maioria, o motivo é a vida agitada do mundo contemporâneo, proliferada pelo uso incessante das nova tecnologias. As TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) fez as distâncias ficarem mais "curtas", falamos com pessoas através do clic do mouse, conhecemos lugares sem sair de casa e da escola. Contudo, tudo isso teve um preço, as pessoas se isolam dentro de seus casulos, ficando em suas "cavernas", sem o toque do outro, sem o afeto e as emoções que a convivência entre os pares possibilitam. Como resultado, essa conjuntura está refletindo no Currículo Escolar, nas crianças e nos profissionais das Instituições Educativas. Diante dessa problemática, mais do que nunca a estrutura das Unidades Escolares precisam de reformulações e adequações, para atender um público heterogêneo. Inquestionavelmente, o Currículo deve ser aquele que aproximam as pessoas, e com certeza, uma Pedagogia da Presença é de fundamental importância para construção de um Projeto Pedagógico articulado com as necessidades da Contemporaneidade Afinal, o que é a Pedagogia da Presença? Para alguns, e pela falta de conhecimento ou uma visão simplista sobre algumas teorias da educação, será mais uma nomenclatura construída por pessoas que nunca pisaram no chão da escola. Para outros, que concebe a complexidade do contexto escolar e a dinamicidade da clientela que está chegando, é um complemento ao currículo, e aplicada ao mesmo, é uma ótima prática didática, tanto para Gestores, Professores e Alunos, além de integrar escola e Comunidade algo primordial na Contemporaneidade.
ABAIXO DICAS DE SITES E VÍDEOS SOBRE A PEDAGOGIA DA PRESENÇA:
REFLEXÃO:
1) Os dois filmes abordam as questões problemáticas na maioria
das unidades educativas, os conflitos internos e os gerados na sociedade, que
direta ou indiretamente, acabam influenciando no contexto escolar. Analisando
os filmes, existe a possibilidade de fazer uma analogia com as escolas da
atualidade, quando estão em questão as formas de relacionamento e a articulação
com o mundo fora da escola? Fundamente a sua Resposta.
2) O filme possibilita fazer uma analogia com a teoria de Vygotsky, quando está em questão o contexto escolar, a aprendizagem, sociabilidade, entre outras formas de relacionamento professor/aluno? Justifique.
Problematizando as indagações acima:
A priori acesse aqui, a História e vida de Vygotsky. Esse intelectual russo desenvolveu uma teoria relacionada com o desenvolvimento mental dos indivíduos. Segundo ele, a construção do conhecimento só é possível a partir da dialética sócio-histórico-cultural, ou seja, o desenvolvimento cognitivo dos sujeitos está articulado com o meio do qual esse faz parte. Por consequência, trazendo para o contexto histórico atual escolar e a sociedade, a história e a cultura são elementos em potenciais na aprendizagens dos alunos, primordialmente quando desenvolve de forma dialética, entre professor e aluno. Certamente, é de suma importância o diálogo entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, professores, alunos, famílias, gestores entre outros. Segundo Vygotsky: "É por meio de outros, por intermédio do adulto que a criança se envolve em suas atividade".
No filme concebe-se uma escola em conflitos, ausência de valores, de identidade, entre outros. No entanto, a solução a longo prazo, foi quando os envolvidos nas ações educativas procuraram os métodos sócio-histórico-cultural como prática, linha de pensamento de Vygotsky. O currículo dentro de uma unidade educativa deve ser desenvolvido seguindo uma linha de pensamento que abarca a história de vida dos alunos, qual a sociedade que os mesmos frequentam e a cultura. O pensamento de Vygotsky não está ultrapassado, e sim as interpretações equivocadas de suas obras. Usamos as teorias diariamente de Vygotsky,entretanto, não percebemos isso. Além do mais, as suas ideias não são universais, pois, cada espaço tem as suas implicações, especificidades, clientela, etc. As teorias de Vygotsky só poderão ser colocadas em práticas em espaços delimitados, ou seja, nas escolas de forma individual, cada unidade educativa tem as suas problemáticas, pra isso o Currículo também deverá ser singular.
Vídeo sobre "A Pedagogia da Presença". Bloco-1.
Palestra do Prof. Dr. Sérgio Ricardo Vieira Ramos proferida durante a 2ª Orientação Técnica para as escolas de Ensino Médio Integral, que aconteceu em Águas de Lindoia entre os dias 23 e 26
Bloco - 2
Bloco - 3.
Bloco - 4.
Veja os vídeos e faça as suas considerações abaixo.
1) Após análise do vídeo, quais as suas considerações sobre a construção do ser humano, ou melhor, como é construído o ser humano no Capitalismo, em um mundo consumista, egoísta e individualista? Qual o papel da escola diante dessa problemática?
2) Buscando uma fundamentação teórica no vídeo, como construir seres humanos dentro do contexto escolar, enfatizando a relação professor/aluno?
O vídeo abaixo de: Educação com Viviane Mosé - Café Filosófico -- CPFLCultura contribuíra para sobre:
Educação com Viviane Mosé - Café Filosófico -- CPFLCultura contribuíra para sobre:
ARTIGO DE OPINIÃO:
Problematizando o tema:
UM
NOVO RUMO PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS
Para
quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve. Em outras palavras, a
escola da forma que existe hoje no Brasil, e talvez no planeta (não tenho muito
conhecimento da escola a partir de uma visão universal, a não ser pela mídia)
está vivenciando essa problemática. Diga-se de passagem, a maioria das unidades
educativas está passando por um momento turbulento, quem sabe à deriva, sem
rumo, sem norte; ou melhor, precisa-se reinventar a bússola para dar novos
rumos a essa, que foi um dia, lugar de conhecimento, informação e sabedoria.
Mas que rumo seguir se não sei para aonde estou indo? Por consequência, o
Currículo também está sem o Norte. Preparar o estudante em virtude de quê? Para
o mundo do trabalho, do vestibular, do ENEM, do Saresp, das Avaliações
externas, ou das funções sociais e familiares? A priori, essas são só algumas
funções, entre tantas delegadas a essa unidade, que a bem da verdade, poderia
ser dialogada, ou quem sabe, repartida entre outras Instituições. O que se
percebe quando está em questão os rumos nas Instituições Educativas e no seu
Projeto Pedagógico, é que na maioria das vezes querem abraçar a totalidade.
Partindo desse pressuposto, a sensação é que ao querer abraçar o todo, as
partes podem ser comprometidas, ou seja, na impossibilidade de fazer tudo,
esquecemo-nos de fazer as partes principais para depois chegar ao todo. E qual
a parte principal dentro de uma escola? Esse é uma das problemáticas, pois se
não sei aonde quero chegar, qualquer caminho serve, e nas opções de tantos, não
se delimita nenhum, ocorrendo uma situação em que parte do nada para chegar a
nenhum lugar. E acredite isso está acontecendo com a maioria das escolas. Considerações
finais: Para o bem de todos, precisa-se mais do que nunca, “reinventar a
escola” (CANDAU, 2000) e, para que isso aconteça todos têm que abraçar essa
causa. Não existe nada pior do que reconhecer o “erro” e não fazer nada para
superar o mesmo, deixando caminhar para o abismo; infelizmente está acontecendo
com a maioria das Instituições Educativas devido às políticas mal sucedidas na
educação. Até quando vamos ficar persistindo nesse equivoco? Talvez não possamos
consertar o passado, porém, podemos mudar o futuro. Acorda Brasil!!!
Alberto
Alves Marques
Profissão:
Professor da Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de
opinião.
Especialista
em História pela Unicamp. Pós Graduação: Gestão Escolar e Fundador do GEPEPM,
(Grupo de Estudos de Políticas Educacionais na Pós Modernidade).
CONTATOS
albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Facebook: http://www.facebook.com/home.php
Problematizando o tema:
1) Qual a função da escola brasileira na Contemporaneidade, sobretudo, perante o reducionismo de outras Instituições? Quais Instituições são essas? A escola formal sozinha está preparada para absorver todas essas responsabilidades? Absorvendo todas essas responsabilidades a mesma não deixará de lado, a parte essencial, que é o Patrimônio Histórico da Humanidade, o conhecimento, a Ciência e os conteúdos cobrados na vida pós escola?
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SOBRE A PEDAGOGIA DA PRESENÇA:
SALA DE LEITURA
Parafraseando Rubem Alves: Lemos pensamento dos outros para pensarmos pensamentos próprios. Partindo dessa linha de pensamento, toda ação elenca uma fundamentação teórica, ou melhor, um referencial teórico que contribuirá na prática pedagógica e didática. Abaixo algumas sugestões de leitura, deguste-a.
Fonte: Wikipédia.com.br
Quem foi Paulo Freire? Quais as suas contribuições para as escolas atuais no Brasil? Acesse aqui
"É crescente, entre nós, o
número de adolescentes que necessitam de uma efetiva ajuda pessoal e social para
a superação dos obstáculos ao seu pleno desenvolvimento como pessoas e como
cidadãos" (Costa. Pedagogia da Presença)
Livro Pedagogia da Presença de Antônio
Carlos Gomes da Costa. Acesse a Resenha no Link abaixo: http://www.abmp.org.br/textos/182.htm
SUGESTÕES DE FILMES PARA O DEBATE:
Escritores da liberdade: Resumo do filme no link abaixo: http://contribuicoesparaprofessores.blogspot.com.br/2008/09/resumo-e-reflexo-do-filme-escritores-da.html
Filme a sociedade dos poetas mortos. Resumo do filme no link abaixo: http://arindosj.blogspot.com.br/2012/04/resumo-do-filme-sociedade-dos-poetas.html
2) O filme possibilita fazer uma analogia com a teoria de Vygotsky, quando está em questão o contexto escolar, a aprendizagem, sociabilidade, entre outras formas de relacionamento professor/aluno? Justifique.
Problematizando as indagações acima:
No filme concebe-se uma escola em conflitos, ausência de valores, de identidade, entre outros. No entanto, a solução a longo prazo, foi quando os envolvidos nas ações educativas procuraram os métodos sócio-histórico-cultural como prática, linha de pensamento de Vygotsky. O currículo dentro de uma unidade educativa deve ser desenvolvido seguindo uma linha de pensamento que abarca a história de vida dos alunos, qual a sociedade que os mesmos frequentam e a cultura. O pensamento de Vygotsky não está ultrapassado, e sim as interpretações equivocadas de suas obras. Usamos as teorias diariamente de Vygotsky,entretanto, não percebemos isso. Além do mais, as suas ideias não são universais, pois, cada espaço tem as suas implicações, especificidades, clientela, etc. As teorias de Vygotsky só poderão ser colocadas em práticas em espaços delimitados, ou seja, nas escolas de forma individual, cada unidade educativa tem as suas problemáticas, pra isso o Currículo também deverá ser singular.
REFLEXÃO:
" Não podemos basear nossa crítica a um autor na leitura feita por cima de uma ou outra de suas obras. Pior ainda, tendo lido apenas a crítica de quem só leu a contracapa de um de seus livros". ( FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessário a prática educativa, SP, 1996, p. 16).
Fonte da imagem: http://teoriadaaprendizagem.blogspot.com.br/2012/03/principais-conceitos-de-vygotsky-sobre.html#!/2012/03/principais-conceitos-de-vygotsky-sobre.html
VEJA AQUI A LINHA DE PENSAMENTO DE VYGOTSKY E DE OUTROS PENSADORES:
"O saber que não vem da experiência não é realmente saber;
O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa” ( Vygotsky)
O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa” ( Vygotsky)
Acesse os sites abaixo: http://educarparacrescer.abril.com.br/pensadores-da-educacao/lev-vygotsky.shtml
Referências bibliográficas
Culturas jovens: novos mapas do afeto. (Orgs): Maria Isabel Mnedes de Almeida, Fernanda Eugenio. Rio de Janeiro. Editora Jorge Zahar, 2006.
Educação: um tesouro a descobrir. 6ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO 2001.
Foemação de professores na contemporaneidade. (Org.) Marina Graziela Feldman. São Paulo: Editora Senac, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996 (Coloeção Leitura).
IVIC. Ivan. Lev Semionovich Vygotsky. (Org.) Edgar Pereira Coelho. Recife. Fundação Joaquim Nabuco. Editora Massangana, 2010.
MUSSEN, Paul H. O desenvolvimento psicológico da criança. Rio de Janeiro. Editora Zahar, 1972
MUSSEN, Paul H. O desenvolvimento psicológico da criança. Rio de Janeiro. Editora Zahar, 1972
http://projetophronesis.com/2009/01/10/o-homem-e-um-animal-social-aristoteles/. Acesso em 17/01/2013.
http://www.psicoloucos.com/Vygotsky/biografia-de-lev-semenovich-vygotsky.html. Acesso em 24/01/2013
LINK EM CONSTRUÇÃO. EM BREVE TODO CONTEÚDO.
Olá Professor!! Gostei muito de seu Blog. Parabéns!! Me foi muito útil!! abraços
ResponderExcluirInteressante e norteador para quem está indo para o PEI.
ResponderExcluirBom dia professor !
ResponderExcluirMuito gratificante seu Blog ...obrigada
Muito legal o seu blog, caro colega! Conteúdos pertinentes e interessantes, não só a nós, educadores, mas como também, para uma melhor reflexão de nossas interações sociais e suas amplas intencionalidades.
ResponderExcluirMuita Obrigada!
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