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domingo, 10 de março de 2013

ARTIGO DE OPINIÃO: É O CAOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA?


Caos na educação brasileira é uma inquietação que este escritor e formador de opinião analisou, após o conhecimento de uma matéria que abordava a seguinte manchete: “Ensino médio piora: 9 em 10 alunos deixam escola sem saber matemática”. Não é aqui pretensão procurar culpados, pois é o que sempre fizeram ao se questionar a qualidade da educação do país, sobretudo, à pública. Em outras palavras, o que está acontecendo com a educação formal em nosso território é um descaso que perdura há décadas, e acredite, essa situação é de responsabilidade de todos. A escola fazendo parte de um contexto político, social, econômico e cultural precisa ser concebida em sua totalidade e, não de forma fragmentada. Diga-se de passagem, só se coletará bons resultados nas unidades educativas ao se responsabilizar os quatros pilares que sustentam a estrutura educacional, almejando uma educação formal de qualidade. Que pilares são esses? Em síntese, são eles a Família, os alunos, as Políticas Públicas educativas e a Escola. Como posso alicerçar um currículo sólido nas escolas com a família ausente das Instituições Educativas? Por outro lado, como conseguir resultados de uma maioria de alunos que só vai às salas de aulas para bater papos desconectados das temáticas? Por consequência, como edificar um currículo escolar com Políticas Públicas educacionais que não priorizam investimentos, e se os fazem não os realizam de maneira correta? Por fim, como coletar frutos, se a própria escola está perdida mediante a sua verdadeira função perante a sociedade? É inegável, a educação formal precisa de uma transformação, porém, se as outras Instituições (família, alunos e Governo) não mudarem, essa se perderá cada vez mais o seu espaço como Instituição da Informação e do conhecimento. É preciso reinventar a escola, mas também a cultura da sociedade brasileira referente à educação formal. Considerações finais: Na década de 90, vários países debateram sobre qual seria a educação para o século XXI. Dessa empreitada e sob a orientação de Jacques Delors, nasceu o Livro: “Educação: Um Tesouro a Descobrir”, construindo quatros pilares para o sucesso da Educação no século XXI, tais como Conhecer, Fazer, Ser e Conviver. Só almejaremos qualidade nas nossas escolas quando colocá-los em prática, ou seja, no momento em que todos Conhecer o poder de transformação da educação, Fazer cada qual a parte que lhes cabe, sem ficar empurrando e procurando culpados, o aluno Ser responsável e corresponsável dentro das salas de aulas, enfim, os nossos Governantes precisam Conviver com as estruturas das escolas para ver se necessitam de investimentos. Somente assim conseguiremos uma educação de primeiro mundo, caso contrário, estará fadado ao fracaso sempre. Acorda Brasil!  

 

Alberto Alves Marques

Profissão: Professor da Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião.

Especialista em História pela Unicamp. Pós Graduação: Gestão Escolar e Fundador do GEPEPM, (Grupo de Estudos de Políticas Educacionais na Pós Modernidade).

Contato: albertomarques1104@hotmail.com

Twitter: https://twitter.com/albertomarques3

Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br

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Cidade: Hortolândia/SP.  

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