MARKETING

MARKETING
ESPAÇO PARA ANÚNCIO ON-LINE

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO
Fonte original: http://www.apeoesp.org.br/

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CLIC NA IMAGEM E ACESSE O CURRÍCULO DE 2013

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.
Clic na imagem acima e assista aos vídeos.

PROFESSORES QUE TAL NOS UNIRMOS

Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

ARTIGO DE OPINIÃO: A QUALIDADE DOS CURSOS SUPERIORES NO BRASIL

A QUALIDADE DOS CURSOS SUPERIORES NO BRASIL
Pode-se afirmar com propriedade, quanto maior for o número de pessoas com cursos superiores em um país, maiores serão as chances de desenvolvimento nos setores socioeconômico, além, obviamente, de uma nação esclarecida em seus deveres e direitos. A priori, o discurso acima está fundamentado no resultado da Avaliação do MEC - Ministério da Educação, sobre os Cursos Superiores no Brasil. Grosso modo, no total de 2.020 Universidades avaliadas pelo MEC, 354 não obtiveram rendimentos satisfatórios na escala de 0 a 5, na verdade, 18% dessas Instituições conseguiram notas equivalentes a 1 e 2. Por outro lado, a maioria das Instituições de Ensino Superior (61%), elencou nota 3, isto é, rendimento satisfatório. Assim, apenas 1% dos cursos, ou seja, 25 Universidades estão com rendimento 5, categoria de excelência acadêmica. O que isso demonstra para um país que carece de pessoas com nível superior? Que estamos aquém de almejar uma Educação Superior de qualidade. No entanto, apenas mostrar esses dados não nos convém, é preciso buscar a raiz do problema, diagnosticar onde está a ponta do iceberg. A saber, em nosso país criou-se a cultura da avaliação, cria-se indicadores de todas as formas, por exemplo: O SARESP, IDESP, IDEB, ENEM, ENADE e PISA são todas avaliações externas estaduais, nacionais e internacionais, em outras palavras, são exames com o propósito de diagnosticar os pontos de atenção da educação brasileira (pelo menos é isso que está na Legislação), mas ano após ano temos que ouvir notícias assim. Outra indagação é: em que fase da educação nacional investir? Na educação Infantil? No Ensino Fundamental? No Ensino Médio ou na Universidade? A título de ilustração, educação formal é um processo em construção, ou seja, tem início na base, Educação Infantil e termina, ou melhor, não termina, pois ao término da graduação é de fundamental importância a formação continuada, caso o profissional queira sobreviver às demandas do mercado. Considerações finais: Uma nação se faz de pessoas instruídas, refletindo nas categorias Políticas, Econômicas, Sociais e Culturais, porquanto, é de fundamental importância analisar, planejar, executar, verificar e avaliar a Educação em nosso país, desde Educação Infantil até a Graduação e Pós Graduação. Um país que investe na Educação em todas as modalidades tem o seu lugar entre as nações desenvolvidas em todas as dimensões. Acorda Brasil!!!

Alberto Alves Marques
Profissão: Professor e Coordenador da área de Humanas da Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião. Concluindo Licenciatura Plena em Pedagogia- UNICID-SP. Especialista em História pela Unicamp. Pós Graduando em Educação Inclusiva – UNESP.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br
Blog: http://albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/home.php Cidade: Hortolândia/SP.   

A TRISTE REALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.

É fato, uma educação de qualidade é um dos elementos primordiais no desenvolvimento Político, Social, Econômico e Cultural de um povo. Grosso modo, a afirmativa acima foi construída após analisar indicadores sobre a Educação Formal em nosso país. Segundo Terce - Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo, divulgado dia 04 de dezembro, financiado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), discorre que mais da metade dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental-I, não domina as habilidades básicas de Matemática e Leitura, transpondo isso para números, em torno de 64% de alunos comprometidos futuramente, isto é, os futuros analfabetos funcionais. É sabido que essa etapa da Educação Básica é primordial, porque fornecerá a matéria prima para o Ensino Fundamental-II, Ensino Médio e, posteriormente, nos Cursos Superiores. Mediante esse quadro, já é possível imaginar os profissionais que sairão para o mercado de trabalho. Longe, aqui, de buscar culpados, portanto: de quem é a responsabilidade de indicadores insatisfatórios na Educação Formal Brasileira? A priori, foi lançado o PNE-Plano Nacional da Educação, com 20 metas e, dentre elas, a erradicação do analfabetismo é uma das prioridades até 2020. Assim, se concebe o seguinte: sempre postergam as ações se está em questão a qualidade da Educação, gerando indagações como: O que estão fazendo no momento para reverter este quadro vergonhoso para um país que está entre os mais ricos do planeta? Grosso modo, o PNE se encontra na pauta de discussão dos governantes brasileiros desde 1961, passando pela Constituição Federal de 1988, e no ano de 2001, foi sancionado o Plano Nacional de Educação (PNE) através da Lei n. 10.172/2001, com previsões até 2010. Sem contar que o ano de 2014 está prestes a se findar e os resultados? Matematicamente falando, e levando em considerações a construção de registros, em 2014 completa-se 53 anos de PNE, em outras palavras, meio século de registros somando a meio século de descaso para com a Educação Formal em nosso país. Logo, se no início dos anos sessenta as autoridades responsáveis pela educação em nosso país tivessem agido, com certeza não estaríamos vivenciando essa realidade. Considerações finais: Esta é a triste realidade da educação brasileira, a construção de registros por longas décadas contrastando com a qualidade. Por quê? É simples, um povo instruído incomoda muito, pois é um elemento em potencial no combate da Corrupção, do Mensalão, Petrolão e de outras formas de usurpar o dinheiro do povo. Conhecimento é poder, perceberam porque quando está em jogo a qualidade da educação formal em nosso país, adiam sempre as ações em longo prazo? Como será em 2020?
Alberto Alves Marques
Profissão: Professor e Coordenador da área de Humanas da Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião. Concluindo Licenciatura Plena em Pedagogia- UNICID-SP. Especialista em História pela Unicamp. Pós Graduando em Educação Inclusiva – UNESP.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br
Blog: http://albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/

Facebook: http://www.facebook.com/home.php Cidade: Hortolândia/SP.    

Um comentário:

  1. Após ler este texto e me dar conta que tive não só um professor de grande competência como o senhor, acredito ter uma parcela de culpa pelo estado da educação publica brasileira. Eu e mais milhões frequentamos as escolas publicas por anos, estivemos em aulas com professores interessados em ensinar, sabendo como o governo atual se importa com a educação do país e sabendo como isso só favorece a quem esta no poder, e mesmo assim nao soubemos procurar, aprender, nos interessar. É meio a meio professor !

    ResponderExcluir