MARKETING

MARKETING
ESPAÇO PARA ANÚNCIO ON-LINE

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO
Fonte original: http://www.apeoesp.org.br/

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CLIC NA IMAGEM E ACESSE O CURRÍCULO DE 2013

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.
Clic na imagem acima e assista aos vídeos.

PROFESSORES QUE TAL NOS UNIRMOS

Powered By Blogger

sábado, 13 de dezembro de 2014

ARTIGO DE OPINIÃO: NATAL E ANO NOVO: MOMENTO DE INOVAÇÃO E REFLEXÃO

NATAL E ANO NOVO: MOMENTO DE INOVAÇÃO E REFLEXÃO
Parafraseando o Filósofo Mário Sérgio Cortella, “Não Nascemos Prontos”, estamos em constante formação e aprendizado. Seguindo a linha de raciocínio desse renomado Mestre, os seres humanos são os únicos seres vivos do planeta que concebem essa afirmação através da reflexão, diga-se de passagem, um dom extremamente humano (mesmo que em alguns momentos uma minoria tenta provar o contrário). Partindo desse pressuposto, o final do ano é o momento de analisar e colocar na balança o que deu certo e o que precisa melhorar para o próximo ano. Grosso modo, fazer uma autoavaliação sobre as nossas ações, ou seja, o que eu posso aperfeiçoar, e quais são os pontos de atenção a serem melhorados. Dentre tantas ações pessoais, profissionais, etc. uma merece atenção, o aspecto relacionado à solidariedade, sendo assim, a primeira reflexão é: Como foram as minhas relações pessoais no ano de 2014, no trabalho, na sociedade, na família ou junto aos amigos? As minhas atitudes foram solidárias, éticas e reconheceram o outro como um ser em construção igual a mim? Promovi ações agradáveis e fraternas? A priori, são essas inquietações que devem desorganizar as nossas reflexões, elemento de suma importância para a ação na busca da mudança. Uma coisa é fato, não podemos viver sem a companhia do outro, uma verdade tão consolidada que Aristóteles pronunciou a célebre frase: “ O Homem é um animal social”. A solidariedade para com os nossos semelhantes oportunizou a manutenção da vida possibilitando a evolução da espécie humana, os mais frágeis foram acolhidos pelos mais ágeis para enfrentar a natureza. Não disponibilizamos de equipamentos biológicos para enfrentar as condições adversas que a natureza nos oferece, mas as estratégias grupais fizeram com que nos adaptássemos a essa função, cujos nomes significam solidariedade e fraternidade, e acredite, este é o momento propício para refletir e agir sobre isso, sobretudo, ao se aproximar o Natal e o Ano Novo. Para alguns pode até ser simbolismo capitalista, incentivando o consumismo, porém, não há como negar, esta época do ano contagia até mesmo aqueles que se dizem descrentes de tudo. Considerações finais: O Sociólogo polonês Nobert Elias, afirma com propriedade por que os seres humanos estão predispostos a viver em sociedade, pois temos um elemento ímpar na manutenção da vida, a grande capacidade de comunicação e expressão das emoções. Segundo essa linha de pensamento, as emoções é uma das categorias que faz com que reconheçamos o outro como semelhante. Dessa forma, o que eu não quero que façam para mim, não posso praticar com o meu semelhante. Reflexão: Não é o momento de colocar tudo na balança, utilizar as nossas emoções e analisar as nossas ações? Ótimas festas natalinas e um excelente Ano Novo.
Alberto Alves Marques
Profissão: Professor e Coordenador da área de Humanas da Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião. Concluindo Licenciatura Plena em Pedagogia- UNICID-SP. Especialista em História pela Unicamp. Pós Graduando em Educação Inclusiva – UNESP.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br
Blog: http://albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/home.php Cidade: Hortolândia/SP.   


Grosso modo, não é de hoje que os seres humanos estão em busca de um corpo perfeito, desde os primórdios da humanidade, sobretudo, na Grécia Antiga, a população reverenciava a deusa Afrodite, responsável pela beleza, pelo amor e pela sexualidade. Diga-se de passagem, não era uma ação exagerada como na contemporaneidade, em que as pessoas passaram a ver o corpo como uma mercadoria a ser exposto nas vitrines, em outras palavras, um marketing para vender o seu produto. Nesse sentido, as consequências foi o crescimento astronômico das clínicas de estéticas, e em muitos casos a qualidade não é fator determinante, pois muitas não têm o mínimo de credibilidade para atuar. A saber, todo o discurso acima está sistematizado e contextualizado em um episódio com repercussão nacional e internacional, o caso da Modelo Andressa Urach, 27 anos, que nos últimos dias foi internada em Porto Alegre com aplicações de hidrogel nas pernas, e acredite, essa ação foi realizada há cinco anos, e somente agora apareceram as consequências. Dessa forma, algumas indagações pairam no ar: Até que ponto existe segurança para as pessoas que buscam o corpo perfeito? Será que em um futuro próximo, no momento em que a juventude acabar e ceder lugar para a fase idosa, as complicações não poderão ocorrer? “Toda ação gera uma reação”, a mesma pode ser positiva ou negativa, hoje ou amanhã, e só o tempo encarrega disso. Até quando compensa correr esse risco somente para atender as exigências da sociedade Capitalista, ou seja, o que importa é a beleza externa? São muitas indagações e algumas pessoas desavisadas pode conceber que este escritor e formador de opinião é contra a beleza. No entanto, digo, seria leviandade de minha parte lutar contra isso, mas a beleza é algo natural, independente do tempo, espaço, cores e características físicas, ou seja, estou falando de uma beleza interior a que se relaciona com o coração e o pensamento. A outra beleza, a física e externa também é importante, pois, afinal é a primeira imagem que fica, porém não pode ser vista como algo exacerbado, colocando a própria vida em jogo. Todavia, devemos cultuar a beleza, no entanto, a saúde e a própria vida estão em primeiro lugar e não tem preço. O que adianta um corpo perfeito se não posso colocá-lo em uma vitrine se o mesmo está comprometido com várias sequelas causadas por uma ação estética mal sucedida? Considerações finais: Longe aqui de formalizar um discurso contra a medicina que nas últimas décadas teve uma evolução sem precedentes, mas fazer com que as pessoas reflitam sobre um dito popular: “Será que eu devo mexer naquilo que está quieto”. Para finalizar este artigo, evoco as sábias palavras do Filósofo Mário Sérgio Cortella, quando o mesmo discorre que na vida devemos refletir e tomar decisões como: “Eu quero, eu posso e eu devo”. No mundo Contemporâneo e Capitalista essa decisão é o elemento primordial entre ação, reação e consequências. Um ótimo final de ano!

Alberto Alves Marques
Profissão: Professor e Coordenador da área de Humanas da Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião. Concluindo Licenciatura Plena em Pedagogia- UNICID-SP. Especialista em História pela Unicamp. Pós Graduando em Educação Inclusiva – UNESP.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br
Blog: http://albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/home.php Cidade: Hortolândia/SP.   


segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

ARTIGO DE OPINIÃO: A QUALIDADE DOS CURSOS SUPERIORES NO BRASIL

A QUALIDADE DOS CURSOS SUPERIORES NO BRASIL
Pode-se afirmar com propriedade, quanto maior for o número de pessoas com cursos superiores em um país, maiores serão as chances de desenvolvimento nos setores socioeconômico, além, obviamente, de uma nação esclarecida em seus deveres e direitos. A priori, o discurso acima está fundamentado no resultado da Avaliação do MEC - Ministério da Educação, sobre os Cursos Superiores no Brasil. Grosso modo, no total de 2.020 Universidades avaliadas pelo MEC, 354 não obtiveram rendimentos satisfatórios na escala de 0 a 5, na verdade, 18% dessas Instituições conseguiram notas equivalentes a 1 e 2. Por outro lado, a maioria das Instituições de Ensino Superior (61%), elencou nota 3, isto é, rendimento satisfatório. Assim, apenas 1% dos cursos, ou seja, 25 Universidades estão com rendimento 5, categoria de excelência acadêmica. O que isso demonstra para um país que carece de pessoas com nível superior? Que estamos aquém de almejar uma Educação Superior de qualidade. No entanto, apenas mostrar esses dados não nos convém, é preciso buscar a raiz do problema, diagnosticar onde está a ponta do iceberg. A saber, em nosso país criou-se a cultura da avaliação, cria-se indicadores de todas as formas, por exemplo: O SARESP, IDESP, IDEB, ENEM, ENADE e PISA são todas avaliações externas estaduais, nacionais e internacionais, em outras palavras, são exames com o propósito de diagnosticar os pontos de atenção da educação brasileira (pelo menos é isso que está na Legislação), mas ano após ano temos que ouvir notícias assim. Outra indagação é: em que fase da educação nacional investir? Na educação Infantil? No Ensino Fundamental? No Ensino Médio ou na Universidade? A título de ilustração, educação formal é um processo em construção, ou seja, tem início na base, Educação Infantil e termina, ou melhor, não termina, pois ao término da graduação é de fundamental importância a formação continuada, caso o profissional queira sobreviver às demandas do mercado. Considerações finais: Uma nação se faz de pessoas instruídas, refletindo nas categorias Políticas, Econômicas, Sociais e Culturais, porquanto, é de fundamental importância analisar, planejar, executar, verificar e avaliar a Educação em nosso país, desde Educação Infantil até a Graduação e Pós Graduação. Um país que investe na Educação em todas as modalidades tem o seu lugar entre as nações desenvolvidas em todas as dimensões. Acorda Brasil!!!

Alberto Alves Marques
Profissão: Professor e Coordenador da área de Humanas da Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião. Concluindo Licenciatura Plena em Pedagogia- UNICID-SP. Especialista em História pela Unicamp. Pós Graduando em Educação Inclusiva – UNESP.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br
Blog: http://albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/home.php Cidade: Hortolândia/SP.   

A TRISTE REALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.

É fato, uma educação de qualidade é um dos elementos primordiais no desenvolvimento Político, Social, Econômico e Cultural de um povo. Grosso modo, a afirmativa acima foi construída após analisar indicadores sobre a Educação Formal em nosso país. Segundo Terce - Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo, divulgado dia 04 de dezembro, financiado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), discorre que mais da metade dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental-I, não domina as habilidades básicas de Matemática e Leitura, transpondo isso para números, em torno de 64% de alunos comprometidos futuramente, isto é, os futuros analfabetos funcionais. É sabido que essa etapa da Educação Básica é primordial, porque fornecerá a matéria prima para o Ensino Fundamental-II, Ensino Médio e, posteriormente, nos Cursos Superiores. Mediante esse quadro, já é possível imaginar os profissionais que sairão para o mercado de trabalho. Longe, aqui, de buscar culpados, portanto: de quem é a responsabilidade de indicadores insatisfatórios na Educação Formal Brasileira? A priori, foi lançado o PNE-Plano Nacional da Educação, com 20 metas e, dentre elas, a erradicação do analfabetismo é uma das prioridades até 2020. Assim, se concebe o seguinte: sempre postergam as ações se está em questão a qualidade da Educação, gerando indagações como: O que estão fazendo no momento para reverter este quadro vergonhoso para um país que está entre os mais ricos do planeta? Grosso modo, o PNE se encontra na pauta de discussão dos governantes brasileiros desde 1961, passando pela Constituição Federal de 1988, e no ano de 2001, foi sancionado o Plano Nacional de Educação (PNE) através da Lei n. 10.172/2001, com previsões até 2010. Sem contar que o ano de 2014 está prestes a se findar e os resultados? Matematicamente falando, e levando em considerações a construção de registros, em 2014 completa-se 53 anos de PNE, em outras palavras, meio século de registros somando a meio século de descaso para com a Educação Formal em nosso país. Logo, se no início dos anos sessenta as autoridades responsáveis pela educação em nosso país tivessem agido, com certeza não estaríamos vivenciando essa realidade. Considerações finais: Esta é a triste realidade da educação brasileira, a construção de registros por longas décadas contrastando com a qualidade. Por quê? É simples, um povo instruído incomoda muito, pois é um elemento em potencial no combate da Corrupção, do Mensalão, Petrolão e de outras formas de usurpar o dinheiro do povo. Conhecimento é poder, perceberam porque quando está em jogo a qualidade da educação formal em nosso país, adiam sempre as ações em longo prazo? Como será em 2020?
Alberto Alves Marques
Profissão: Professor e Coordenador da área de Humanas da Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião. Concluindo Licenciatura Plena em Pedagogia- UNICID-SP. Especialista em História pela Unicamp. Pós Graduando em Educação Inclusiva – UNESP.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br
Blog: http://albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/

Facebook: http://www.facebook.com/home.php Cidade: Hortolândia/SP.    

sábado, 6 de dezembro de 2014

ARTIGO DE OPINIÃO: BRASIL: QUE PAÍS É ESTE?

Navegar pela Web com o propósito de ficar atualizado com as notícias discorridas sobre o nosso país, principalmente, na sociedade da informação em que as mesmas são instantâneas, é preciso muito equilíbrio para não ficar frustrado perante as mazelas em todas as dimensões divulgadas em tempo real. Para tanto, inicia-se pela Política, na qual a Petrobrás está atolada no mar de petróleo, ou melhor, no mar de lama com a corrupção. Quem diria, a nossa maior empresa nacional, com representatividade no exterior, sendo acusada de favorecer uma parcela daqueles que estão no poder, os políticos e capitalistas. Ao utilizar de um hiperlink naveguei por outros caminhos, fugindo da política, assim, resolvi caminhar virtualmente pelas informações sobre o conhecimento, a Educação. No entanto, fiquei perplexo com essa notícia: “Jovem de quadrilha que fraudava Enem gastava R$ 4 mil por noite em boates”. Para esse sujeito, estudar para quê? Na verdade, uma Instituição que deveria prezar pelos valores éticos e morais, agora sendo alvo de bandidos, querendo se dar bem com o jeitinho brasileiro. Antes que me afogasse no mar de lama do ENEM-2014, resolvi dar uma espiadinha nas notícias sociais. Como diz o dito popular: “Se arrependimento matasse”. Grosso modo, a frase anterior está articulada com esta manchete: “Polícia prende suspeito de decapitar sete em Mogi das Cruzes”, como se não bastasse matar, estão decapitando, e tudo isso é reflexo das políticas públicas mal sucedidas relacionadas à segurança, deixando a população que paga seus impostos à revelia dos bandidos. Diga-se de passagem, a salvação seria uma viagem pelas informações sobre a Economia do nosso país, afinal estamos entre as sete potências econômicas do planeta. Porém, como a alegria de pobre dura pouco, deparei com essa afirmação: “Após anúncio da equipe econômica, juros vão a 11,75%, os maiores em 3 anos”. A saber, desesperado, atônito e revoltado, indaguei: Todos os dias eu e mais milhões de brasileiros acordam cedo para ir ao trabalho, verificando no final do mês no seu contracheque uma carga astronômica de tributos e deparar com essa realidade, isso não é deprimente? Considerações finais: A título de ilustração, a qualidade de vida da população de um país livre, soberano e, sobretudo, rico, está subsidiada pela sua estrutura Política, Educacional, Social e Econômica, diante de tudo isso, resta uma indagação: Brasil, que país é este?  É o país das falcatruas nas múltiplas dimensões? Em outras palavras, este é o país de todos propagado pela mídia governamental? Acorda Brasil!

Alberto Alves Marques
Profissão: Professor e Coordenador da área de Humanas da Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião. Concluindo Licenciatura Plena em Pedagogia- UNICID-SP. Especialista em História pela Unicamp. Pós Graduando em Educação Inclusiva – UNESP.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br
Blog: http://albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/home.php Cidade: Hortolândia/SP.   


VEJA NESTE BLOG: Atribuição de aulas: confira datas para consulta da classificação

Veja aqui as datas para a consulta da classificação dos docentes e o período para entrar com recurso. Essas informações também poderão ser consultadas no Diário Oficial do dia 17/12/2014 - quarta-feira. 
Observação: Fiquem atentos ao período de Recursos: 20/12/2014 a 07/01/2015. Para mais informações acesse o site abaixo.



No link abaixo segue o resultado a Segunda Prova da REDEFOR  Educação Especial Inclusiva, aplicada dia 13 de dezembro de 2014. 

Link: http://www.vunesp.com.br/VNSP1403/VNSP1403_308_022109.pdf

Boa sorte no resultado

Depois de muita espera os professores da Rede Estadual de São Paulo podem analisar o resultado da Prova Mérito de 2014. Clic no link abaixo:


Espero que tenha sorte.

Um feliz Natal e um ótimo Ano Novo a todos.