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domingo, 18 de outubro de 2015

ARTIGO DE OPINIÃO: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NA CONTEMPORANEIDADE.

 As tecnologias substituirão os seres humanos como discorridos nos filmes de ficção científicas? Ou melhor, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, as chamadas TDIC, substituirão os professores nas salas de aula? Segundo a palestrante Leila Navarro, a qual eu tive o prazer de conhecê-la: “Mais importante que respostas, são as perguntas que nos permitimos fazer”; em outras palavras, as perguntas, posteriormente, advindas das respostas. Mas vamos lá, as tecnologias em todas as suas dimensões ocuparão o lugar dos seres humanos? A bem da verdade, em todo questionamento é preciso relativizar, como dizia Rene Descarte em seu Discurso do Método, é necessário questionar, indagar e, a priori, duvidar das verdades absolutas. Partindo dessa linha de raciocínio, as tecnologias poderão substituir os seres humanos dependendo de qual ponto de vista, como discorria o poeta português Fernando Pessoa: “Tudo em nós é o ponto onde estamos”, dessa forma, trazendo para o contexto do Mundo Hodierno e, sobretudo, para a sala de aula, é preciso relativizar. Fisicamente falando, as tecnologias em suas diversas modalidade não substituirão os professores, porém, quando está em questão a sua didática pedagógica, é outra história, pois dependendo, é óbvio do interesse do seu público e outros elementos de suma importância no processo de ensino aprendizagem, a probabilidade dos estudantes prestarem atenção e demonstrar interesse em uma aula com o uso das tecnologias digitais é bem maior do que as aulas analógicas, em que se utilizava giz e lousa. Outrossim, segundo o Freire (1996) o professor depositava uma avalanche de conteúdos programáticos nos alunos sem elencar significado aos mesmos. Portanto, uma aula com as melhores e mais avançadas tecnologias do mundo podem não surtir efeitos e se transformar em uma proposta de aula monótona e tradicional, parafraseando o Historiador da América da Unicamp, Leandro Karnal: É possível dar uma boa aula com um jornal do dia anterior, e por outro lado, possibilitar uma aula monótona e entediante com os melhores recursos tecnológicos do mundo. Dessa forma, onde está a problemática em questão? Na criatividade. Considerações Finais: À luz da reflexão, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, estão em todos os lugares, real ou virtual. Assim, não tem mais como fugir dessas ferramentas, principalmente quando as mesmas estão batendo a nossa porta com os dizeres: ou você me decifra ou eu te devoro? Dessa forma, o que está em jogo na educação formal e, perante, ao nosso público, é manusear todo esse aparato a nosso favor. Como? Utilizando a criatividade e as tecnologias. É óbvio, as tecnologias sozinhas não resolverão o problema da educação, porquanto, sem elas ao nosso lado e concebendo-as como concorrentes, ficará mais difícil. A solução é uma articulação entre a didática pedagógica do professor e as tecnologias em suas diversas modalidades, com essa ação evitar-se-á que morramos profissionalmente. Qual a receita? Felizmente, para o bem da produção do conhecimento, não tem, cada um construirá a sua forma de trabalho, com flexibilidade e criatividade. As tecnologias não substituirão as pessoas, mas, com certeza muitos serão substituídos por aqueles que estão um passo à frente na tecnologia. Já pensaram sobre isso? Dá medo, não? Então, o que estão esperando, é momento de não ser devorado por essa maravilha do século XXI e dos próximos milênios.
Alberto Alves Marques
Profissão: Professor Coordenador da Área de Ciências Humanas na Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs.
Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Bauru/SP e Pedagogo pela UNICID/SP. Curso de Coordenação Pedagógica (em andamento) na UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br
Blog: http://albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/
Cidade: Hortolândia/SP.    

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