MARKETING

MARKETING
ESPAÇO PARA ANÚNCIO ON-LINE

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO
Fonte original: http://www.apeoesp.org.br/

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CLIC NA IMAGEM E ACESSE O CURRÍCULO DE 2013

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.
Clic na imagem acima e assista aos vídeos.

PROFESSORES QUE TAL NOS UNIRMOS

Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

ARTIGO DE OPINIÃO: O ESTADO: O LEVIATÃ DA POPULAÇÃO.

À luz da reflexão, Leviatã é a obra prima do escritor inglês Thomas Hobbes ((1588-1679), o Filósofo utiliza a designação Leviatã para representar o Estado (Governo), como um grande monstro invencível que manuseia seu poder absoluto para coagir os súditos. A priori, o estudioso Hobbes faz uma analogia com a Bíblia sagrada, quando no Livro de Jó descreve o “Leviatã” como um crocodilo, o monstro imbatível. Assim, busquei uma fundamentação teórica metodológica na obra do estudioso inglês para discorrer sobre dois assuntos de fundamental importância para a população brasileira, o papel do Estado (Governo) na responsabilidade para com a população e a inflação (aumento dos preços). É fato, a inflação nos últimos anos aumentou astronomicamente, corroendo o poder de compra dos trabalhadores, contribuindo ainda mais com a promoção das desigualdades socioeconômicas no país. O mais incrível é que, de acordo com uma pesquisa divulgada pela BBC-Brasil, entre os elementos determinantes para o aumento da inflação, encontra-se a alta na conta de Luz, Água e Combustíveis, fatores de suma responsabilidade do Estado em promover uma política reguladora de preços. Não obstante, esses itens de extrema importância, serem produtos encontrados em abundância em solo brasileiro, como a Luz (temos as maiores hidrelétricas do planeta); no quesito água (os maiores rios do globo encontram-se no Brasil) e os Combustíveis (grandes produções de petróleo e etanol). Considerações finais: Partindo desse pressuposto, percebe-se que a analogia entre o livro “Leviatã” de Thomas Hobbes com a passagem Bíblica tem fundamento, pois o Estado (Governo) escolhido pelos cidadãos para proteger a nação, está fazendo o papel do grande monstro (o crocodilo), utilizando do seu poder, que aliás emana do povo, para usurpar o poder aquisitivo dos brasileiros através de medidas, acarretando o aumento da inflação, um monstro imbatível, sobretudo para aqueles que mais precisam, os trabalhadores. Às vezes fico pensando: Esse é o país de todos? Acorda Brasil!

Alberto Alves Marques
Profissão: Professor Coordenador da Área de Ciências Humanas na Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs.
Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Bauru/SP e Pedagogo pela UNICID/SP. Curso de Coordenação Pedagógica (em andamento) na UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br
Blog: http://albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/
Cidade: Hortolândia/SP.    



Nenhum comentário:

Postar um comentário