MARKETING

MARKETING
ESPAÇO PARA ANÚNCIO ON-LINE

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO
Fonte original: http://www.apeoesp.org.br/

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CLIC NA IMAGEM E ACESSE O CURRÍCULO DE 2013

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.
Clic na imagem acima e assista aos vídeos.

PROFESSORES QUE TAL NOS UNIRMOS

Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

ARTIGO DE OPINIÃO: ZICA VÍRUS, DENGUE E CHIKUNGUNYA: O PROBLEMA TAMBÉM É NOSSO.

Nas últimas décadas a sociedade brasileira passou a ser incomodada com algumas doenças que, a priori, teria sido erradicada, porém surgiu a Dengue, depois a Chikungunya, e nos últimos anos a Zica Vírus, todas doenças transmitidas pela fêmea do mosquito Aedes Aegypt. Diga-se de passagem, concebe-se que as autoridades públicas, sobretudo, as relacionadas com a Saúde Pública não estão conseguindo vencer a batalha contra essas doenças e o mosquito transmissor, fazendo algumas vítimas. Ressalto que essas ações são de responsabilidade dos órgãos governamentais, entretanto, o problema também é meu, ou melhor, é nosso, principalmente o cuidado com nosso espaço, evitando água parada, local de reprodução do mosquito. Não é aqui pretensão de tirar a responsabilidade dos Governantes na elaboração de políticas públicas no combate ao mosquito, ou investimentos na saúde pública, mas não há políticas públicas que solucionem essas mazelas, se a falta de compromisso de os cidadãos persistir (deixando recipientes acumulando água), contribuindo, assim, para os criadouros do mosquito Aedes Aegypt. Na verdade, é uma questão cultural, contudo é preciso construir um discurso de que cuidar do país e da nação brasileira não seja somente responsabilidade dos Governantes, e a minha parcela de corresponsabilidade como cidadão, tenho o direito sim de um país justo em todas as dimensões, mas e a parte que me cabe, participando, cobrando e agindo. Volto a ressaltar, não é aqui pretensão de este escritor tirar as responsabilidades dos governantes, mas sim, aguçar a reflexão da população sobre a parte que nós temos que fazer. Em outras palavras, o inimigo agora é um só, a Dengue, Chikungunya, e Zica Vírus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypt. Partindo desse pressuposto, no momento necessitamos de um exército de combate que inclua toda a sociedade, independente de bandeiras políticas, credo, classe social, sexo, etc., pois o que está em jogo é a minha, a sua e a nossa saúde. Considerações finais: Construiu-se uma cultura no Brasil quando está em questão a Política, de que precisamos esperarmos sentados pelas ações dos Governantes. Obviamente, eles têm essa responsabilidade sim, afinal são eles os nossos representantes, além do mais, os mesmos trabalham com a máquina pública, porquanto, cabe a nós fazermos o nosso dever de casa, não esperando que o meu vizinho o faça em meu lugar. Combater a Dengue, a Chikungunya, e o Zica Vírus é uma ação governamental sim, por outro lado, necessita muito mais do que isso, é preciso mudança de cultura e atitude de todos, somente assim conseguiremos vencer essa batalha. 

Alberto Alves Marques
Profissão: Professor Coordenador da Área de Ciências Humanas na Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs.
Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Bauru/SP e Pedagogo pela UNICID/SP. Curso de Coordenação Pedagógica (em andamento) na UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br
Blog: http://albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/

Cidade: Hortolândia/SP.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário