MARKETING

MARKETING
ESPAÇO PARA ANÚNCIO ON-LINE

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO
Fonte original: http://www.apeoesp.org.br/

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CLIC NA IMAGEM E ACESSE O CURRÍCULO DE 2013

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.
Clic na imagem acima e assista aos vídeos.

PROFESSORES QUE TAL NOS UNIRMOS

Powered By Blogger

sábado, 26 de março de 2016

ARTIGO DE OPINIÃO: CORRUPÇÃO: A LISTA DA ODEBRECHT.

Nos últimos dias, uma das maiores empresas brasileira, a Odebrecht, que está envolvida na Operação Lava Jato da Polícia Federal, revelou uma lista com 200 políticos de 24 partidos políticos brasileiros. A priori, essa estratégia da Empresa não isenta a sua parcela de responsabilidade perante as investigações que articulam o seu envolvimento com a corrupção em nosso país. No entanto, o estranhamento para alguns (não para este escritor de artigos de opinião) são políticos da Região Metropolitana de Campinas com os seus nomes na lista. Partindo desse pressuposto e analisando o teor verídico dessa Lista (até que se prove o contrário... todos são inocentes), concebe-se que a corrupção no território brasileiro atinge as esferas Federal, Estadual e Municipal, a bem da verdade, uma vergonha global. Todavia, se essa lista tem realmente credibilidade, os envolvidos deverão ser julgados e punidos; é inconcebível, pessoas escolhidas para nos representar (Prefeitos, Vereadores, entre outros) usurparem do dinheiro alheio através de corrupção. Em contrapartida, a população recebe ruas esburacadas e água para o consumo de péssima qualidade. A propósito, a incógnita é, porque a Empresa Odebrecht resolveu divulgar essa lista agora, sendo que a mesma já vem sendo investigada há algum tempo. Será que essa entidade ao utilizar essa estratégia, acredita que sairia ilesa da operação? Não se sabe ainda qual foi a intenção dos responsáveis dessa Empresa, mas uma coisa é certa, deu mais acuracidade para a Operação Lava Jato. Na verdade, tal atitude validou e bateu o martelo confirmando a existência da corrupção, e para aqueles que acreditam que a empresa está colaborando para com as investigações, ledo engano, pois a partir do momento que eu aceito a corrupção, também sou conivente com ela, sendo assim, devo ser responsabilizado também. Considerações finais: O Cientista Social italiano Diego Gambetta caracteriza fazendo parte da corrupção três atores sociais distintos, ou seja, para que essa ação aconteça precisa de três personagens: o corruptor, o representante e os representados. Grosso modo, o corruptor são as grandes corporações empresarias ou um cidadão comum que procuram os políticos para obtenção de vantagens nas licitações. Já o representante, são os políticos que escolhemos para nos representarem, que aceita o corruptor e contribui com os favorecimentos políticos. Por fim fica os representados, que concebem os seus direitos sendo usurpados pelos corruptores e representantes, mas isso não nos isentam da nossa parcela de culpa, pois fomos nós que escolhemos os nossos representantes. Assim, fundamentando a linha de raciocínio desse cientista social, só existe corrupção porque as pessoas se deixam corromper. No entanto, este ano ocorrerão as eleições municipais. Não é este o momento de refletirmos sobre as nossas escolhas?  Reflexão: Se a Odebrecht não tivesse deixado se corromper, a mesma estaria divulgando essa lista? Acorda Brasil!

Alberto Alves Marques
Profissão: Professor Coordenador da Área de Ciências Humanas na Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs.
Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Presidente Prudente/SP e Pedagogo pela UNICID/SP. Curso de Coordenação Pedagógica (em andamento) na UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos. Em andamento: Curso Superior em Gestão de Tecnologia da Informação – UNICID/SP.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br
Blog: http://albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/home.php
Cidade: Hortolândia/SP.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário