Atividade: Diagnóstico da
Escola.
Palavras-chave: Caracterização da Comunidade,
Caracterização da Escola, Organização Escolar, Participação dos Pais, Perfil
dos Professores.
1-Introdução
À Luz da reflexão, esta
proposta de atividade tem como objetivo discorrer sobre a elaboração de um
quadro diagnóstico da unidade escolar na qual atuo como Coordenador da Área de
Ciências Humanas e Suas Tecnologias. Para isso, buscar-se-á uma fundamentação
teórica metodológica nos materiais das Disciplinas PPPOE- Projeto Político
Pedagógico e Organização do Ensino e PEGP- Políticas Educacionais e Gestão
Pedagógica. Partindo do pressuposto, em que a construção de uma educação de
qualidade articula-se aos espaços para a participação da comunidade, é de suma
importância, fundamentar essa atividade ao contexto no qual a escola se
encontra inserida, assim, diagnosticar a organização da comunidade, da escola, o
perfil dos docentes, e sobretudo, da infraestrutura da unidade educativa. “No primeiro sentido, por meio de canais de participação da comunidade,
a escola deixa de ser uma redoma, um lugar fechado e separado da realidade,
para conquistar o status de uma comunidade educativa que interage com a
sociedade civil”. (LIBÂNEO, 2013. p. 117). Logo, para embasar as ideias de Libâneo (2013)
e validar o diagnóstico, se faz necessário revisitar a pesquisa da AT.PI.03, juntamente
com os referenciais teóricos para analisar a evolução, discutir no conselho de
escola, inserir no PPP e fazer a divulgação do quadro diagnóstico no Blog
pessoal ou da escola.
Clic no Quadro Diagnóstico abaixo para ampliá-lo.
Assista ao Vídeo abaixo sobre a importância da construção do Projeto Político Pedagógico.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=fntnXK-LroY&ab_channel=magistraseemg
Considerações finais
Após pesquisar o contexto no
qual a escola está inserida, fazer o levantamento da organização escolar, da
infraestrutura e buscar o perfil dos docentes que atuam na mesma, foi possível por
intermédio do Quadro Diagnóstico, conceber quão complexo é o contexto escolar.
Diga-se de passagem, essa complexidade será estudada e entendida através da
participação de todos os segmentos responsáveis pelo processo de ensino
aprendizagem, em outras palavras, toda a problemática no interior e exterior da
escola, será superado no momento que essa unidade educativa abrir caminho no
sentido da democratização, outrossim, oportunizar a participação de todos,
principalmente da comunidade em seu entorno.
Família e Escola: Duas instituições imprescindível no processo de ensino aprendizagem. Uma não substituem a outra, elas se complementam, em outras palavras, promove o diálogo em prol do desenvolvimento dos discentes. O vídeo abaixo elenca bem essa parceria.
Família e Escola: Duas instituições imprescindível no processo de ensino aprendizagem. Uma não substituem a outra, elas se complementam, em outras palavras, promove o diálogo em prol do desenvolvimento dos discentes. O vídeo abaixo elenca bem essa parceria.
Referências
LIBÂNEO, José
Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. – 6. Ed. Rev. e ampl.
– São Paulo: Heccus Editora.
OYAFUSO,
Akiko; MAIA, Eny. Plano Escolar – caminho para a autonomia. S.P.: Editora
biruta. 1999. 3ª. Ed.
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