MARKETING

MARKETING
ESPAÇO PARA ANÚNCIO ON-LINE

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO
Fonte original: http://www.apeoesp.org.br/

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CLIC NA IMAGEM E ACESSE O CURRÍCULO DE 2013

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.
Clic na imagem acima e assista aos vídeos.

PROFESSORES QUE TAL NOS UNIRMOS

Powered By Blogger

sábado, 12 de março de 2016

Disciplina: PI/TCC- Plano de Intervenção e TCC-

Atividade: Diagnóstico da Escola.

Palavras-chave: Caracterização da Comunidade, Caracterização da Escola, Organização Escolar, Participação dos Pais, Perfil dos Professores.


1-Introdução
À Luz da reflexão, esta proposta de atividade tem como objetivo discorrer sobre a elaboração de um quadro diagnóstico da unidade escolar na qual atuo como Coordenador da Área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias. Para isso, buscar-se-á uma fundamentação teórica metodológica nos materiais das Disciplinas PPPOE- Projeto Político Pedagógico e Organização do Ensino e PEGP- Políticas Educacionais e Gestão Pedagógica. Partindo do pressuposto, em que a construção de uma educação de qualidade articula-se aos espaços para a participação da comunidade, é de suma importância, fundamentar essa atividade ao contexto no qual a escola se encontra inserida, assim, diagnosticar a organização da comunidade, da escola, o perfil dos docentes, e sobretudo, da infraestrutura da unidade educativa. “No primeiro sentido, por meio de canais de participação da comunidade, a escola deixa de ser uma redoma, um lugar fechado e separado da realidade, para conquistar o status de uma comunidade educativa que interage com a sociedade civil”. (LIBÂNEO, 2013. p. 117).  Logo, para embasar as ideias de Libâneo (2013) e validar o diagnóstico, se faz necessário revisitar a pesquisa da AT.PI.03, juntamente com os referenciais teóricos para analisar a evolução, discutir no conselho de escola, inserir no PPP e fazer a divulgação do quadro diagnóstico no Blog pessoal ou da escola.

Diagnosticar a realidade no entrono da escola é de suma importância para conceber a complexidade do contexto escolar. À luz da reflexão, é preciso investigar a comunidade.

Clic no Quadro Diagnóstico abaixo para ampliá-lo.








Assista ao Vídeo abaixo sobre a importância da construção do Projeto Político Pedagógico.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=fntnXK-LroY&ab_channel=magistraseemg
Considerações finais

Após pesquisar o contexto no qual a escola está inserida, fazer o levantamento da organização escolar, da infraestrutura e buscar o perfil dos docentes que atuam na mesma, foi possível por intermédio do Quadro Diagnóstico, conceber quão complexo é o contexto escolar. Diga-se de passagem, essa complexidade será estudada e entendida através da participação de todos os segmentos responsáveis pelo processo de ensino aprendizagem, em outras palavras, toda a problemática no interior e exterior da escola, será superado no momento que essa unidade educativa abrir caminho no sentido da democratização, outrossim, oportunizar a participação de todos, principalmente da comunidade em seu entorno.

Família e Escola: Duas instituições imprescindível no processo de ensino aprendizagem. Uma não substituem a outra, elas se complementam, em outras palavras, promove o diálogo em prol do desenvolvimento dos discentes. O vídeo abaixo elenca bem essa parceria.




Referências
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. – 6. Ed. Rev. e ampl. – São Paulo: Heccus Editora.
OYAFUSO, Akiko; MAIA, Eny. Plano Escolar – caminho para a autonomia. S.P.: Editora biruta. 1999. 3ª. Ed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário