MARKETING

MARKETING
ESPAÇO PARA ANÚNCIO ON-LINE

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO
Fonte original: http://www.apeoesp.org.br/

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CLIC NA IMAGEM E ACESSE O CURRÍCULO DE 2013

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.
Clic na imagem acima e assista aos vídeos.

PROFESSORES QUE TAL NOS UNIRMOS

Powered By Blogger

domingo, 1 de maio de 2016

ARTIGO DE OPINIÃO: DEMOCRACIA: A DISTÂNCIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA.

À luz da reflexão, durante o processo de Impeachment da Presidenta da República na Câmara dos Deputados, na maioria dos Deputados ecoava a frase em nome da Democracia, sobretudo para justificar a posição política e do Partido Político que representava. A priori, um equívoco por parte dessas pessoas que escolhemos para nos representar. Etimologicamente falando, discorre no Dicionário de Filosofia: “ A Democracia segundo Aristóteles é o Governo dos pobres ou das pessoas pouco afortunadas”. No sentido geral, entende-se por Democracia uma forma de Governo em que ocorre a divisão dos poderes em Executivo, Legislativo, Judiciário e o Povo, em outras palavras, é o governo do povo em todas as dimensões políticas, sociais, econômicas e culturais e não somente o Governo de poucos. Partindo desse pressuposto, quando os Deputados evocavam a palavra Democracia os mesmos estavam preocupados com a população em si, ou querem somente a troca de sigla partidária e a ausência das massas da transformação? Todavia, é difícil saber o que está por trás das ações dos políticos, porém, algumas evidências nos preocupam. Na verdade, as mudanças são essenciais, principalmente ao se conceber que as estruturas política, econômica e social em nosso país estão comprometidas, reluzindo no desemprego, inflação e precariedade nos serviços públicos, logo as mudanças são necessárias. Contudo, a palavra Democracia não deve ser evocada somente no momento do Impeachment, e sim após esse evento, quando a população clamar por participação não apenas na política através do voto, mas também na economia, com salários dignos que aumentem o poder de compra de todos. Além do mais, Democracia está articulada com a ordem social, ou seja, ter os direitos sociais garantidos em forma de boas escolas, hospitais, segurança e um plano de moradia amplo, que abarque inúmeras camadas sociais não apenas os mais favorecidos que estão no poder.  Outrossim, Democracia, é ter direito de se expressar e não ser intimidado por outrem com pensamentos divergentes do nosso. Considerações finais: Não obstante, após explanar o conceito de Democracia nas linhas e entrelinhas acima percebe-se que a nação brasileira necessita com urgência de transformações, estamos carentes de algo novo na Política. Porquanto, outra indagação nos atormenta: Será que o Impeachment nos oportunizará um Governo do povo, com investimentos em educação pública, segurança, saúde, emprego, transporte público, entre outras formas de alavancar a qualidade de vida e nosso país, uma das maiores economias do planeta? Infelizmente, se tudo isso não acontecer, os próprios deverão passar pelo mesmo processo de Impeachment, pois sabemos que em uma Democracia republicana existe as divisões dos Poderes, porém, o quarto Poder deve ser o mais ativo quando a Democracia está sendo corrompida. Só nos restam aguardar para ver, pois, na Democracia o Governo deve atender a todos e não a vontade de uma minoria, isso caracteriza uma Oligarquia.

Alberto Alves Marques
Profissão: Professor Coordenador da Área de Ciências Humanas na Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs.
Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Presidente Prudente/SP e Pedagogo pela UNICID/SP. Curso de Coordenação Pedagógica (em andamento) na UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos. Em andamento: Curso Superior em Gestão de Tecnologia da Informação – UNICID/SP.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br
Blog: http://albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/home.php
Cidade: Hortolândia/SP.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário