MARKETING

MARKETING
ESPAÇO PARA ANÚNCIO ON-LINE

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO
Fonte original: http://www.apeoesp.org.br/

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CLIC NA IMAGEM E ACESSE O CURRÍCULO DE 2013

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.
Clic na imagem acima e assista aos vídeos.

PROFESSORES QUE TAL NOS UNIRMOS

Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de junho de 2016

ARTIGO DE OPINIÃO: O PARADOXO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

A priori, é preciso comemorar as posições de 1º lugar da USP e de 2º da Unicamp, em outras palavras, duas Instituições públicas no ranking que envolvem as 10 melhores Universidades da América Latina.  Grosso modo, essas informações estão em um novo ranking de reputação acadêmica da revista Times Higher Education (THE), dedicado às universidades da América Latina. Se levarmos em consideração, que a América Latina tem aproximadamente 32 países, então essa classificação é de suma importância no aspecto educacional. No entanto, tal classificação esconde um paradoxo, sobretudo ao verificar que a Educação Básica, inclusive pública, carece dessa qualidade, e mais, os financiadores de ambas são os brasileiros pagadores de impostos. Prosseguindo com esse paradoxo, a Educação Básica do país está nas últimas colocações, principalmente, se está em questão a avaliação da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Diga-se de passagem, existem uma articulação entre a classificação das Universidades e a Educação Básica em nosso país? A bem da verdade, não, ou seja, por que temos uma Instituição Pública de Ensino Superior em primeiro lugar no Ranking dos países da América Latina e amargamos os últimos lugares nas Avaliações externas da Educação Básica (Ensino Infantil, Fundamental e Médio)? Falta investimento na Educação Básica? Em algumas situações o importante não são as respostas e, sim, os questionamentos posteriores às próprias perguntas que direcionam para a reflexão. Dessa forma, o que se percebe em nosso país o seguinte, ao se encontrar em pauta a Educação Básica, faltam os quatro pilares essenciais para uma educação de qualidade, como Investimento Público, Participação da sociedade, Interesse do Educando e Formação dos docentes.  Para aqueles com pensamentos sumários, que já devem estar questionando, qual seria a solução? Deixo este recado, não existe soluções ou receitas prontas quando está em jogo uma educação de qualidade, mas envolvimento de todos, porém, só teremos uma educação Básica de qualidade quando os segmentos responsáveis pelo aprendizado assumir as suas responsabilidades, começando pelos órgãos públicos, em se tratando do nosso país, muitos estão se isentando dessa responsabilidade. Considerações finais: É uma constante, discursos das mais variadas formas de que o professor e a Educação Básica são responsáveis por todas as profissões, devido a passagem de todos por essa modalidade. Porquanto, ainda é perceptível a ausência de vários investimentos nessa categoria imprescindível para a sociedade. Obviamente, é muito relevante para a nação a classificação da USP e da UNICAMP, em primeiro e segundo lugares no Ranking das melhores Universidades da América Latina, em contrapartida essa medalha teria outro sabor se estivéssemos entre os melhores países na Educação Básica também, afinal, uma Educação Básica de qualidade é a matéria prima para o desenvolvimento das Universidades, seja ela Pública ou Particular. 

Alberto Alves Marques
Profissão: Professor Coordenador da Área de Ciências Humanas na Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs.
Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Presidente Prudente/SP e Pedagogo pela UNICID/SP. Curso de Coordenação Pedagógica (em andamento) na UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos. Em andamento: Curso Superior em Gestão de Tecnologia da Informação – UNICID/SP.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br
Blog: http://albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/home.php
Cidade: Hortolândia/SP.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário