MARKETING

MARKETING
ESPAÇO PARA ANÚNCIO ON-LINE

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO
Fonte original: http://www.apeoesp.org.br/

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CLIC NA IMAGEM E ACESSE O CURRÍCULO DE 2013

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.
Clic na imagem acima e assista aos vídeos.

PROFESSORES QUE TAL NOS UNIRMOS

Powered By Blogger

domingo, 25 de setembro de 2016

APRESENTAÇÃO DE AULA DE GEOGRAFIA

Diga-se de passagem, o objeto de estudo da Disciplina de Geografia é o Espaço Geográfico.

O espaço Geográfico está articulado com as ações praticadas pelos seres humanos no meio natural. Umas das grandes dificuldades é a concepção dos educandos em relação ao conceito de Espaço Geográfico, Paisagens, Cartografia, entre outros objetos de estudo dessa disciplina.

Para início de conversa segue abaixo uma atividade para diagnosticar o nível de aprendizagem dos educandos, independente de qual série os mesmos se encontram.






Abaixo segue um mapa sobre os Projetos mais poluentes do Planeta, essa ferramenta contribuir-se-á, para que os estudantes percebam que o Espaço Geográfico, está sofrendo cada vez mais interferências humanas. 

Fonte: colunas.revistaepoca.globo .com.

Outra forma de construir o conhecimento geográfico juntamente com os educandos, é a utilização dos Objetos Digitais de Aprendizagem.  Abaixo segue um vídeo animado, da turma da Mônica. Essa ferramenta audiovisual, dará subsídios para os educadores quando está em questão a preservação ambiental.



Fonte: https://www.youtube.com/results?search_query=como+salvar+o+planeta+turm.

O vídeo acima da turma da mônica: " Um Plano para salvar o planeta", ajudará os educadores a propor juntamente com os educandos um Plano para Salvar o Planeta. Dessa forma, o professor poderá elencar uma atividade partindo de um Plano microrregional, começando com a elaboração de um Plano de Ação na escola, transpondo para o bairro e subsequente para o país. 
A princípio, o docente levará os estudantes para um passeio no interior da escola, principalmente, no pátio. 

Roteiro para trabalho em grupo microrregional (Escola):

1- Local visitado na escola.
2- O que o grupo observou sobre a questão ambiental, lixo nos corredores, no pátio, na quadra, no banheiro, etc?
3- Que tipo de lixo foi encontrado?
4- Qual o local onde foi encontrado a maior quantidade de lixo?
5- Que Plano de Ação seria possível elaborar para sanar essa problemática na escola? 

Roteiro para trabalho em grupo microrregional (Bairro):

1- Local visitado no Bairro.
2- O que o grupo observou sobre a questão ambiental, lixo nas ruas, do Bairro?
3- Que tipo de lixo foi encontrado na visita?
4- Qual o local onde foi encontrado a maior quantidade de lixo?
5- Que Plano de Ação seria possível elaborar para sanar essa problemática no Bairro? 

Roteiro para trabalho em grupo macrorregional (País):

Nesta etapa da proposta de aula, os estudantes poderão utilizar os netbooks ou outros instrumentos de pesquisa (livro didático, Atlas, entre outros encontrados na escola) para pesquisar as regiões brasileiras onde os impactos ambientais é mais grave.

1- Local pesquisado no Brasil.
2- O que o grupo observou sobre a questão ambiental, lixo nas ruas em nosso país?
3- Que tipo de lixo foi encontrado no local pesquisado?
4- Qual região ou cidade foi encontrada a maior quantidade de lixo?
5- Que Plano de Ação seria possível elaborar para sanar essa problemática no Brasil? 

Finalizando a pesquisa.

Foi realizado a pesquisa, agora é o momento de transformar dados em indicadores ou conhecimento geográfico.  Através dos registros, fazer um levantamento dos locais onde a quantidade de lixo encontrada foi maior.  Levantar hipótese como: Os impactos ambientais estão ocorrendo em escala local (escola) Regional (Bairro) e Nacional (País)? Confeccionar um gráfico para apresentar para a sala. 

Abaixo segue um modelo de gráfico que poderá ser alterado de acordo com a realidade de cada contexto escolar, o mesmo está disponível para Download.





Nenhum comentário:

Postar um comentário