MARKETING

MARKETING
ESPAÇO PARA ANÚNCIO ON-LINE

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO
Fonte original: http://www.apeoesp.org.br/

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CLIC NA IMAGEM E ACESSE O CURRÍCULO DE 2013

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.
Clic na imagem acima e assista aos vídeos.

PROFESSORES QUE TAL NOS UNIRMOS

Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

APRESENTAÇÃO DE AULAS DE HISTÓRIA

<iframe src="//www.slideshare.net/slideshow/embed_code/key/4ZHNvGYgOqurSH" width="595" height="485" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" style="border:1px solid #CCC; border-width:1px; margin-bottom:5px; max-width: 100%;" allowfullscreen> </iframe> <div style="margin-bottom:5px"> <strong> <a href="//www.slideshare.net/a1104/apresentao-formao-de-professor-ensino-hbrido-e-novas-estratgias-de-aprendizagem" title="Apresentação Formação de Professor: Ensino Híbrido e Novas estratégias de Aprendizagem" target="_blank">Apresentação Formação de Professor: Ensino Híbrido e Novas estratégias de Aprendizagem</a> </strong> de <strong><a href="https://www.slideshare.net/a1104" target="_blank">Alberto Alves Marques</a></strong> </div>
Um dos grandes desafios na sociedade Hodierna é ensinar ou melhor, produzir conhecimento em uma geração de educandos conectados com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Não obstante, significa que a qualidade da educação formal melhorou com o advento da internet, em outras palavras, estamos vivenciando segundo Pierre Lévy, vive-se um dilúvio de informação na sociedade contemporânea, contudo, toda essa avalanche de dados, necessita com urgência ser transformada em conhecimento útil para essa geração. 
Um exemplo de aula utilizando as TDIC- Tecnologias Digitais  de Informação e Comunicação. Download Aqui

Ditadura Militar Brasileira de 1964 - 1985.


O período denominado Ditadura Militar Brasileira, ocorrido em território nacional de 1964 a 1985, é juntamente com o período da escravidão, o momento mais sombrio da nossa história. 
Afinal, qual o objetivo de trabalhar com os jovens do século XXI, que vivem em uma sociedade Hodierna um tema do passado, do século XX?
Além dessa temática ser abordada nos vestibulinhos e vestibulares, é de suma importância que os estudantes concebam as características de um Regime Ditatorial. Dessa forma, os mesmos poderão fazer uma analogia com os regimes considerados democráticos na atualidade, sobretudo, no Brasil. 
Um dos grandes desafios que o professor da Disciplina de História, encontra no momento de preparar a sua proposta de aula, é: Como elabora um plano de aula que atenda educandos do século XXI, quando os mesmos vivem constantemente com uma avalanche de informações? 

A priori, existem vários livros e autores com propostas sobre a didática na sala de aula. Dentre tantos, segue esse abaixo: 

Diga-se de passagem, o livro discorre sobre o alinhamento entre as aulas presenciais e o mundo virtual na qual os educandos fazem parte. 







Partindo do pressuposto, que os nossos jovens vivem em uma sociedade da informação, quando os mesmos presenciam um dilúvio de informações, uma sugestão seria que eles tomassem iniciativa desenvolvendo o seu protagonismo. Diante dessa situação, peçam para os discentes pesquisarem na internet elementos audiovisuais que discorre sobre a Ditadura Militar Brasileira de 1964 a 1985.  Existe na Web vários documentário e filmes que abordam essa questão: Abaixo deixarei dois filmes que poderão contribuir na prática docente do professor de História, sobretudo, se o mesmo que aprofundar sobre as características políticas, econômicas, sociais e culturais sobre esse período ímpar na história brasileira. 

Filme Zuzu Angel.


Filme: O ano em que os meus pais saíram de férias


Documentário: O golpe Militar de 1964.


Após analisar os recursos audiovisuais acima, segue abaixo uma atividade de sistematização. 



Para o fechamento dessa temática o docente poderá desenvolver uma produção textual. Essa estratégia construirá indicadores sobre os educandos na questão compreensão global de um texto ou assunto. 
Observe a atividade abaixo. 




Como está a opinião pública sobre a Lei de Anistia de 1789. Veja o vídeo abaixo e depois deixe a sua opinião. Você é a favor da Lei de Anistia que liberta também os Torturadores? Justifique. 



Um comentário:

  1. Olá, boa tarde.

    Esta parte da História brasileira é de suma importância para comparar a Ditadura Militar de 1964 - 1985, com o período atual denominado de Democrático.
    Abraços!

    ResponderExcluir