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sábado, 17 de setembro de 2016

ARTIGO DE OPINIÃO: ESCOLA: FORMAÇÃO PARA QUÊ?

À luz da reflexão, desde os primórdios da humanidade existe a formação das pessoas. A priori, essa ação era realizada no conjunto familiar, cujo propósito dos mestres, pais e mães era educar as crianças para seguir a sua, profissão, outrossim, substituí-los. Todavia, existem alguns críticos dessa modalidade de educação, porém, não é esse o foco deste artigo. Com o advento do mundo medieval essa ação ficou a encargo das Igrejas, independente de qual segmento religioso essa modalidade de ensino preparava o indivíduo para o mundo metafísico, além da matéria ou após a morte, assim, o que se aprendia só seria útil após a vida. Grosso modo, chegou a Era Moderna e com os eventos do Renascimento, do Iluminismo, da Revolução Francesa e da Revolução Industrial, o ensino perde o caráter religioso e passa a ser laico (desvinculado da Igreja), mesmo assim essa modalidade ainda atendia uma parcela muita pequena da sociedade, os bens nascidos. No entanto, vale ressaltar que na Era Moderna, sobretudo, com o acontecimento da Revolução Industrial, a educação deveria estar alinhada ao mundo das fábricas, em outras palavras, preparar os indivíduos para o trabalho fabril. Naturalmente, alguns críticos com uma fundamentação teórica ou não, tecem algumas considerações negativas sobre esse período. Não obstante, adentramos na Contemporaneidade e, logo em seguida, o mundo Pós-Moderno, em que o modelo de sociedade industrial cede lugar ao mundo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, ocupando cada vez mais espaço entre as pessoas. Notavelmente, as escolas sejam públicas ou privadas, pertencem a este mundo. Durante toda a história do mundo educacional, o currículo escolar, a didática e a prática do educador esteve voltada para o mundo além dos muros das escolas. A humanidade ao longo de toda a sua trajetória sofreu transformações políticas, sociais, econômicas e culturais. A bem da verdade, vivemos na Contemporaneidade, porém em uma era digital, dessa forma, cabe alguns indagações e inquietações. Perante a sociedade da informação, a estrutura da escola, atualmente, trabalha com um currículo em todas as suas dimensões? Voltado para atender as demandas dos educandos para que possam fazer parte da era digital? Os críticos da educação por repetição (aprender o ofício dos pais), do tecnicismo (preparar para a fábrica) e do tradicionalismo, será que conseguem uma resposta perante a educação formal de hoje, que não se encontrou ainda e vivendo à deriva tendo que amargar alguns indicadores educacionais negativos? E mais, está-se preparando os jovens para qual segmento social? Para a vida, para o trabalho ou não se tem um norte ou um foco?  Considerações finais: É chocante, mas é a pura a realidade, a maioria das unidades educativas, juntamente com todos os segmentos responsáveis pelo aprendizado dos discentes, necessitam com urgência refletir sobre o seu papel na sociedade tecnológica, digital e informatizada. Podemos tecer críticas ao passado, se não conseguimos resolver as demandas educacionais do presente?  Em outras palavras, no passado remoto e mesmo próximo, a escola estava articulada com as necessidades da sociedade, não era o ideal de educação para alguns, mas era o básico para atender as demandas daquela sociedade. No entanto, hoje muitos batem no peito dizendo que a escola é diferente em relação ao passado, atendendo toda a multiplicidade. Porquanto, preparamos o indivíduo para que? Qual demanda da sociedade a escola está atendendo, se muitas dessas unidades optam por uma didática das sociedades primitivas, medievais e moderna? Enfim, necessita-se, urgentemente, rever a estrutura educacional em todas as suas dimensões, caso contrário, estaremos sempre criticando o passado e escondendo o primordial, a qualidade duvidosa da educação no presente. Acorda Brasil!

Alberto Alves Marques
Profissão: Professor Coordenador da Área de Ciências Humanas na Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs.
Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Presidente Prudente/SP e Pedagogo pela UNICID/SP. Curso de Coordenação Pedagógica (em andamento) na UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos. Em andamento: Curso Superior em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação – UNICID/SP.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br
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Cidade: Hortolândia/SP.    

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