MARKETING

MARKETING
ESPAÇO PARA ANÚNCIO ON-LINE

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO
Fonte original: http://www.apeoesp.org.br/

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CLIC NA IMAGEM E ACESSE O CURRÍCULO DE 2013

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.
Clic na imagem acima e assista aos vídeos.

PROFESSORES QUE TAL NOS UNIRMOS

Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

RECURSOS TECNOLÓGICOS EM EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO


A Escola fazendo parte da sociedade não tem como ficar imune diante das transformações ocorridas no século XXI, sobretudo, relacionadas ao mundo das tecnologias digitais da informação e comunicação. 

Diante disso, é preciso utilizá-las em prol de uma educação de qualidade. 
Como oportunizar uma educação de qualidade no contexto escolar utilizando para isso as tecnologias digitais da informação e comunicação? À luz da reflexão, não existe fórmulas prontas, o que existe realmente são sugestões.  Dentre tantos autores que discorrem sobre as tecnologias no mundo Contemporâneo, encontra-se o Francês Pierre Lévy com o Livro : " Cibercultura". 


Acesse AQUI uma prévia do Livro.

Segundo Pierre Lévy no livro Cibercultura (p. 173): " O professor torna-se um animador da inteligência coletiva dos grupos que estão a seu encargo. Sua atividade será centrada no acompanhamento e na gestão das aprendizagens: o incitamento à troca dos saberes, a mediação relacional e simbólica, a pilotagem personalizada dos percursos de aprendizagens, etc.". 

Notavelmente, segundo Lévy, o papel da escola e do professor precisa passar por transformações na sociedade da informação digital. Em outras palavras, o mesmo deve deixar o conteudismo depositário para assumir o papel de orientador. Em outras palavras, vive-se em uma sociedade em rede ou conectada. 

Mas afinal, como funciona a sociedade conectada? Observe a imagem abaixo.


Para uma fundamentação teórica sobre a Sociedade em Rede segue abaixo o Livro d espanhol Manuel Castells: " A Sociedade em Rede".

Acesse AQUI algumas considerações sobre o livro. 

EM BREVE TODO CONTEÚDO.














A Revolução Inacabada, mostra uma direção radicalmente nova para a tecnologia da informação e como será possível usá-la para fazer os sistemas de computação servirem às pessoas...



Segundo Pierre Lévy no livro Cibercultura: " A quantidade bruta de dados disponíveis se multiplica e se acelera. A densidade dos links entre as informações aumenta vertiginosamente nos bancos de dados, nos hipertextos e nas redes (p.13). 
Diante desse dilúvio de informações como fica as unidades educativas na questão aprendizado? 
Diga-se de passagem é preciso que as instituições educativas reflitam sobre o seu papel, ou melhor, currículo na sociedade digital e informatizada. 
Como elaborar uma proposta de aula para as Disciplinas de Geografia, História, Ciências entre outras da grade curricular para atender as demandas dos educandos que do século XXI?  

Abaixo uma apresentação de como utilizar os recursos digitais para tornar as aulas mais criativas. 


Acesse o Download completo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário