MARKETING

MARKETING
ESPAÇO PARA ANÚNCIO ON-LINE

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO
Fonte original: http://www.apeoesp.org.br/

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CLIC NA IMAGEM E ACESSE O CURRÍCULO DE 2013

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.
Clic na imagem acima e assista aos vídeos.

PROFESSORES QUE TAL NOS UNIRMOS

Powered By Blogger

domingo, 23 de outubro de 2016

ARTIGO DE OPINIÃO: PROFESSOR: SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO?

Ao longo dos anos utilizei deste espaço para tecer algumas considerações sobre o Dia dos Professores, comemorado no dia 15 de outubro, todavia, em alguns momentos discorri sobre a genealogia da data, ou seja, o surgimento da ideia. No entanto, hoje focar-se-á sobre: Ser ou não ser professor na contemporaneidade, diante do contexto no qual residem a educação e os profissionais, sobretudo se impera o descaso por alguns setores da sociedade? Na verdade, ser professor no século XXI, não é nada fácil, em outras palavras, é ter o dom de interagir com as crianças e jovens, alinhando os seus conhecimentos prévios (em muitas situações uma vida conturbada) e lapidá-los para que construam o seu Projeto de Vida, o seu caminho acadêmico e os valores de extrema importância em uma sociedade complexa e cada vez mais exigente e excludente. Em diversas situações o profissional assume o papel de pai/mãe, médico, psicólogo, entre outros, omissos pela sociedade. Obviamente, ser professor na sociedade atual, é também, conviver com a falta de valorização por parte de alguns integrantes da sociedade, em que muitos preferem escolher políticos corruptos, sugadores de nossos bolsos, ao invés de lutar para tirá-los do poder. Prosseguindo, ser um docente na sociedade hodierna é ter esperança de que um dia a educação e os professores farão parte da pauta de prioridades nos investimentos públicos? É carregar expectativas por uma aposentadoria digna, mesmo com as mudanças nas políticas públicas previdenciária? Por outro lado, ser Professor é, ainda sentir orgulhoso, pois concebe-se que o avião, o navio, o carro, a televisão, o notebook, o celular, e as inúmeras invenções humanas, juntamente com os profissionais que as construíram, tiveram e têm que passar pelas mãos de um mestre, implicitamente falando, tem o toque do Professor. Em outras palavras, não teríamos a evolução tecnológica, social, política, econômica, intelectual e cultural se as pessoas envolvidas nesse processo não ouvissem as palavras de um Professor -mesmo que não se adaptaram à escola, afinal, elas foram alfabetizadas! Então, já pensaram nisso? Pode ser hipocrisia? Sim, mas necessitamos, a bem da verdade, de um salário digno para colocar comida em nossos lares, porquanto, o descaso dos governantes e de uma parcela da sociedade, não tira o dom de ser Professor. Considerações finais: Infelizmente, não conseguimos atingir a todos, mesmo tentando arduamente, no entanto a satisfação maior para um professor: é saber que fez a diferença na vida de alguém!!! À luz da reflexão, qual profissão resulta em orgulho por saber que os demais profissionais, via de regra, têm que passar pelas mãos de um Professor? Inclusive, o próprio Professor! Ser professor é ter consciência, que a nossa profissão não é reconhecida, sobretudo por aqueles que passaram pelas nossas mãos e não conseguimos resgatá-los, os Políticos corruptos. Mas, é fato, fizemos e continuamos a fazer a diferença na vida de muitos.   

Alberto Alves Marques
Profissão: Professor Coordenador da Área de Ciências Humanas na Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs.
Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Presidente Prudente/SP e Pedagogo pela UNICID/SP. Curso de Coordenação Pedagógica (em andamento) na UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos. Em andamento: Curso Superior em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação – UNICID/SP.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br
Blog: http://albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/home.php
Cidade: Hortolândia/SP.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário