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segunda-feira, 7 de novembro de 2016

ARTIGO DE OPINIÃO ESCOLA SEM PARTIDO: UM RETROCESSO NA EDUCAÇÃO


Primeiramente, “A Escola Sem Partido”, está fundamentada no Projeto de lei 193/2016 do Senador Magno Malta (PR-ES) e vários movimentos que discorrem sobre criação de um sistema educacional, contra a doutrinação política, cultural, ideológica e religiosa dos estudantes. Implicitamente, isso não seria deixar os alunos fazerem o que quiserem nas escolas, sem um norte acadêmico? Na verdade, não é de hoje que projetos envolvendo a Escola sem Partido vem sendo discutido, grosso modo, a primeira vez que o assunto foi pautado nos noticiários, foi em 2004, mas caiu no esquecimento, agora, o tema voltou à tona. Como em um texto, se faz necessário uma releitura implícita do assunto, para perceber que essa ação nada mais é do que a banalização da educação formal e sistematizada nas escolas. Em outras palavras, tirar-se-á todo conhecimento acadêmico sistematizado, construído através do Patrimônio Histórico da Humanidade e elencado ao longo da história na Instituição escolar. Paralelamente, eliminar a liberdade de cátedra dos docentes e da unidade escolar, outrossim, uma escola à deriva. Nesse sentido, a “Escola sem Partido” é a mais clara sensação de retrocesso na educação, ou seja, desconstruir essa instituição secular, levando toda a produção do conhecimento em um retorno sem precedentes para o mundo da ignorância e das trevas.  Notavelmente, a escola como uma instituição com poderes para desconstruir as mazelas da sociedade será desestruturada por um Projeto de Lei, elaborado por um Senador da República, a bem da verdade, têm os seus filhos nos melhores colégios particulares do país ou no exterior. Durante boa parte da História da humanidade, a escola formal e sistematizada era privilégios de poucos, diga-se de passagem, precisou que as classes menos abastadas lutassem para obter esse direito, imprescindível para a formação dos indivíduos em todas as dimensões. E, de repente, toda luta e conquista estão banalizadas por um Senador e movimentos de uma pequena parcela da sociedade? Considerações finais: Nas palavras dos defensores da Escola sem Partido, proliferam discursos infundados de que o atual Currículo Escolar, além de doutrinar, tira a liberdade de pensamento do estudante. Ledo engano! Aliás, esses magistrados estão aquém em informações sobre o contexto escolar, pois o espaço escolar, independente da precariedade e do descaso dos governantes, tem como objetivo a promoção da formação de jovens críticos em todas as dimensões, isso não é doutrinação, e sim, libertação e conscientização, antídoto imprescindível no combate de políticos corruptos. Obviamente, a escola não pratica a doutrinação dos seus alunos, esse discurso por parte dos defensores da Escola sem Partido, é uma forma de enganar a população. Por outro lado, o que realmente os defensores da Escola sem Partido querem é uma população de jovens acríticos, incultos e conformados com a situação vigente, para que possam ser doutrinados, e ao mesmo tempo, manipulados, para com isso, permanecerem no poder e na prática da corrupção em todas as esferas. Em síntese, a escola não doutrina, ao contrário, essa unidade educacional liberta os indivíduos das amarras da ignorância praticada pelo Estado (Governo). Escola sem Partido, é o fim da evolução humana, ação defendida pelos doutrinadores da população. Quem? Naturalmente, a maioria dos políticos e uma casta da sociedade brasileira!!!

Alberto Alves Marques
Profissão: Professor Coordenador da Área de Ciências Humanas na Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs.
Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Presidente Prudente/SP e Pedagogo pela UNICID/SP. Curso de Coordenação Pedagógica (em andamento) na UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos. Em andamento: Curso Superior em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação – UNICID/SP.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br
Blog: http://albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/
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Cidade: Hortolândia/SP.     

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