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domingo, 18 de dezembro de 2016

ARTIGO DE OPINIÃO: APROVAÇÃO DA PEC 55: UM RETROCESSO NO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS.

À luz da reflexão, a PEC 55 não congela somente os gastos públicos nas instituições educacionais e na área da saúde, a bem da verdade, duas categorias de suma importância na qualidade de vida da população brasileira. Essa Proposta de Emenda à Constituição (também denominada de PEC do teto), congela o desenvolvimento do país e da nação brasileira, visto que, investimento em educação e saúde contribui para a formação de um povo culto e saudável em todas as dimensões. Na verdade, cortar gastos em educação é ser conivente com os últimos lugares nos indicadores nacionais e internacionais, pois na última edição do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), verificou-se que os estudantes brasileiros não tiveram bons resultados, principalmente na disciplina de Matemática, e se está em questão as avaliações internacionais, amargamos os últimos lugares. É sabido, que um dos elementos em potencial na aprendizagem de qualidade, são os investimentos estruturais a nível material, através de políticas públicas favoráveis a uma educação de qualidade, além de uma infraestrutura educacional condizente com o século XXI. É óbvio que essa ação isolada não basta, é necessário investimento nas categorias imateriais, sobretudo, na valorização e formação dos profissionais da educação.  Todavia, um dos objetivos da PEC do Teto é a contenção de gastos federais por 20 anos em educação e saúde pública, e segundo alguns especialistas, a educação terá em 10 anos uma redução de 32 bilhões de investimentos; em outras palavras, será um retrocesso educacional, se já não bastasse o atraso educacional que o país convive. A aprovação da PEC do Teto veio para comprovar os indicadores do PISA/2015 (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes), em que o desempenho dos estudantes em Matemática e Ciências decaiu comparados com os indicadores de 2012. Nos quesitos leitura, a maioria dos estudantes avaliados não consegue entender o que lê. Na categoria Matemática 70,3% dos candidatos avaliados ficaram abaixo da média 2, nota mais baixa do exame; outrossim, a PEC irá congelar mais ainda o que já está congelado há anos, a educação formal no país, Considerações finais: Notavelmente, houve um tempo em que a escola era somente para os bens nascidos, durante ao longo desse processo a população mobilizou-se e conseguiu uma educação formal como um Direito de todos. No entanto, os donos do poder e a classe abastada do país, tomaram uma atitude de usurpar esse Direito dos mais necessitados. Sabem por que? Provavelmente, a resposta é porque os seus filhos não estudam em uma escola pública, tendo a “sorte” e privilégio de buscar o conhecimento nos Colégios mais caros dos país, ou até mesmo no exterior. E o mais hilário, em muitas situações de corrupção, somos nós que pagamos a mensalidade, mormente, se presenciamos quase que, diariamente, notícias de desvio de dinheiro público por uma boa parte dos políticos. Acorda Brasil!

Alberto Alves Marques
Profissão: Professor Coordenador da Área de Ciências Humanas na Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs - Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Presidente Prudente/SP e Pedagogo pela UNICID/SP. Curso de Coordenação Pedagógica (em andamento) na UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos. Em andamento: Curso Superior em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação – UNICID/SP.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
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Cidade: Hortolândia/SP.    



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