MARKETING

MARKETING
ESPAÇO PARA ANÚNCIO ON-LINE

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO
Fonte original: http://www.apeoesp.org.br/

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CLIC NA IMAGEM E ACESSE O CURRÍCULO DE 2013

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.
Clic na imagem acima e assista aos vídeos.

PROFESSORES QUE TAL NOS UNIRMOS

Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

ARTIGO DE OPINIÃO: A CRISE NOS PRESÍDIOS BRASILEIROS

Novamente, o Brasil foi bombardeado com barbáries e genocídios em presídios, e mediante, a essa mortandade de pessoas se faz necessário uma análise sistêmica sobre a situação. Na verdade, a crise do sistema prisional brasileiro não é algo germinado, recentemente, ao longo do tempo as cadeias foram recebendo presos de todas as categorias criminais, e agora, a bolha estourou. À luz da reflexão, para uma compreensão interdimensional do ocorrido é perceptível a articulação entre essa ação a um conjunto de fatores, Político, Social, Econômico, Cultural, e sobretudo, Judicial. Grosso modo, quando está em questão os fatores Políticos, os governantes no decorrer do tempo não elaboraram leis para reestruturar os presídios, começando com investimentos materiais, educacionais e ocupacionais, sobretudo, com o intuito de promover a recuperação destes indivíduos, seja pelo trabalho, pela educação e pela ressocialização, diante desse descaso, esse espaço passou a ser controlado por chefes de facções criminosas, que agem entro e fora dos presídios. Na categoria fator Social, encontra-se a desvalorização da educação formal por uma parte da sociedade, um dos antídotos no combate ao crime, pois pessoas estudadas e (in)formadas, são na maioria das vezes, elementos em potencial à procura de empregos, não ficando vulneráveis às mazelas criminais. No fator econômico, não existe uma política que atenda aos desempregados, além de uma política zero para muitos adolescentes que não estudam e não trabalham, são os menores de 18 anos, presas fáceis para o crime. Na órbita cultural, podemos observar a construção do “jeitinho brasileiro”, em que muitos querem se “dar bem na vida” sem trabalhar, levando os indivíduos a acreditar que “o crime compensa” e o trabalho não, inclusive, soma-se a isso a credibilidade da sensação de impunidade. Por último, a questão judicial, é sabido que a justiça no Brasil tarda e falha nos julgamentos dos processos, além de manter uma massa de detentos que já foi julgada, condenada e continua presa, superlotando as cadeias. Devido a essa morosidade, negligência e descaso dos responsáveis pela Justiça, muitos presos de menor periculosidade estão em contatos com bandidos perigosos, aprendendo, assim, tudo sobre o crime. Considerações finais: Não é aqui, pretensão de este escritor de artigo de opinião, justificar os crimes, e sim, fazer com que tenhamos uma visão holística da complexa situação. Aliás, todos esses fatores são elementos externos que contribuem para a crise prisional, porém existem elementos intrínsecos que contribuem, diga-se de passagem, e muito para direcionar as pessoas para o lado correto da vida, e dentre tantos, eis alguns: Deus, Saúde, Família, Amor, Educação, Trabalho, e por fim, Fé e Foco. Logo, se os elementos intrínsecos estão consolidados, e acima dos extrínsecos, o meio em que vivemos não encontrará lacunas para se apropriar, outrossim, direcionando as pessoas para as mazelas da sociedade.

Alberto Alves Marques
Profissão: Professor Coordenador da Área de Ciências Humanas na Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs.
Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Presidente Prudente/SP e Pedagogo pela UNICID/SP. Curso de Coordenação Pedagógica (em andamento) na UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos. Em andamento: Curso Superior em Gestão de Tecnologia da Informação – UNICID/SP.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br
Blog: http://albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/home.php
Cidade: Hortolândia/SP.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário