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domingo, 29 de janeiro de 2017

ARTIGO DE OPINIÃO: INÍCIO DO ANO LETIVO E UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

No início de fevereiro, de acordo com o Censo Escolar, retornarão às salas de aula brasileiras aproximadamente 38 milhões de estudantes da Educação Básica. Mediante a essa situação complexa, cujos indicadores não são favoráveis à uma educação de qualidade, surgem uma indagação: Próximo ao início do ano letivo de 2017, como almejar uma educação de qualidade para os estudantes brasileiros? Grosso modo, uma educação equitativa e qualitativa fundamenta-se em quatro Pilares de extrema importância em um aprendizado de qualidade. O primeiro Pilar está articulado aos investimentos públicos na educação em todas as dimensões, principalmente na valorização dos profissionais e na infraestrutura, pois é preciso uma escola que atenda as demandas de uma clientela que pertence ao século XXI, ou seja, uma sociedade da informação. O segundo Pilar da educação, é uma mudança radical dos educandos em conceber que a única forma de uma elevação positiva em todas as esferas passa pela escola, em outras palavras, as crianças, os adolescentes e os jovens precisam ter percepção e interesse pelos estudos e perceber que as Instituições escolares diferem dos Shoppings, das praças, das redes sociais, lugares em que somente o bate papo é o elemento importante. Naturalmente, a escola é o lugar da produção acadêmica, do conhecimento que, subsequente, reluzirá na formação profissional e pessoal.  Quando está em propósito o terceiro Pilar, é necessário, urgentemente, a construção da corresponsabilidade das famílias para com o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem dos seus pupilos. Outrossim, compreender que o simples fato de jogar os seus filhos na escola, não caracteriza um aprendizado de qualidade. Na verdade, a produção do conhecimento somado ao aprendizado, é um processo complexo e exige dedicação e alinhamento entre as duas instituições de suma importância na vida dos estudantes, a escola e a família. O quarto Pilar, está no próprio Currículo Escolar nas múltiplas categorias, seja o Real (as características da comunidade e dos discentes), o Oculto (as dimensões impossíveis de observar a olho nu) e o Oficial (aquele enviado as escolas pelas Secretaria da Educação e os seus órgãos competentes). Considerações finais: Percebem quão complexo é o processo de ensino aprendizagem e o porquê da educação formal está passando por uma crise sistêmica? À luz da reflexão, essa instituição é um organismo vivo e, necessita emergencialmente, acompanhar o processo evolutivo da humanidade. E dentro desse processo evolutivo se encontram a corresponsabilidade e o alinhamento entre os quatros pilares que sustentam uma educação de qualidade, são eles: o Governo (com as políticas públicas de investimento), o Estudante (dedicar mais aos estudos em suas múltiplas dimensões), a Família (acompanhar e ser corresponsável no processo de aprendizagem) e a Escola (buscar inovações e uma formação continuada permanente). Como discorre O Doutor em Comunicação pela USP, José Manuel Moran: “A educação é um processo em que reunimos o maior número de certezas para lidar com as incertezas”. Seguindo a linha de raciocínio de este estudioso em comunicação e tecnologia educacional, as instituições educativas no Brasil estão na fase de produção de dados informativos, é preciso ultrapassar essa etapa se quisermos que essa instituição passe por um processo inovador em todas as esferas e áreas, é preciso transformar esses dados em conhecimento, sobretudo ao se almejar uma educação de qualidade. Acorda Brasil!!!

Alberto Alves Marques
Profissão: Professor Coordenador da Área de Ciências Humanas na Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs.
Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Presidente Prudente/SP e Pedagogo pela UNICID/SP. Curso de Coordenação Pedagógica (em andamento) na UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos. Em andamento: Curso Superior em Gestão de Tecnologia da Informação – UNICID/SP.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br
Blog: http://albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/
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Cidade: Hortolândia/SP.  

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