MARKETING

MARKETING
ESPAÇO PARA ANÚNCIO ON-LINE

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO
Fonte original: http://www.apeoesp.org.br/

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CLIC NA IMAGEM E ACESSE O CURRÍCULO DE 2013

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.
Clic na imagem acima e assista aos vídeos.

PROFESSORES QUE TAL NOS UNIRMOS

Powered By Blogger

domingo, 12 de fevereiro de 2017

ARTIGO DE OPINIÃO: REFORMA NO ENSINO MÉDIO: UMA MEDIDA EQUIVOCADA?

Novamente, a Educação Básica Brasileira, passa por uma restruturação sistêmica, “A Reforma do Ensino Médio”. Segundo os governantes e alguns especialistas em educação, uma ação necessária para atender as demandas da nova geração. Entretanto, como atender as demandas de uma geração, diga-se de passagem, uma parcela razoável desses sujeitos que está nos bancos escolares não quer saber de estudar? Talvez, aí esteja a resposta para essa complexidade. Obviamente, o currículo do Ensino Médio em suas múltiplas dimensões, precisa de reformulações para alinhar com as demandas da sociedade tecnológica e informatizada. Contudo, reestruturar a grade curricular dessa última etapa de ensino da Educação Básica, é muita responsabilidade, não só dos governantes, mas também da sociedade. Outrossim, é preciso investimentos em infraestrutura, formação e contratações dos profissionais para atuarem nessa modalidade. Por outro lado, reformar somente o Ensino Médio contribuirá para o prosseguimento dos estudos? E as universidades ficarão intactas em sua estrutura? Concebe-se, mudanças no Ensino Médio Público para os alunos da classe trabalhadora, perante uma Universidade Pública de qualidade para os filhos dos donos do poder.  Partindo desse pressuposto, percebe-se que a inclusão dos jovens, de acordo com a sua vocação ou um ensino técnico, encontrará obstáculos na exclusão ao tentar adentrar às universidades públicas, ainda mais pelo conteúdo exigido, pois o que se cobra é a excelência acadêmica e muito estudo para se ingressar e permanecer nessas instituições e sair com qualidade. Assim, existem algumas precauções em reformar somente uma etapa educacional, neste caso o Ensino Médio, do contrário, corre-se o risco da exclusão dos alunos dessa categoria nos vestibulares. Considerações finais: À luz da reflexão, não é aqui pretensão que as Universidades baixem o seu nível, mesmo porque caracteriza nivelamento por baixo, essa reforma só terá eficácia, se tal ação estiver alinhada com as mudanças das universidades, mas sem nivelar por baixo. Enfim, eis o grande paradoxo da educação pública no Brasil: A reforma do Ensino Médio poderá não contribuir para que os estudantes consigam entrar nas Universidades. Em contrapartida, essa modalidade de ensino, da forma em que se encontra estruturada, consegue colocar alunos nas instituições de ensino superior? Acorda Brasil!

Alberto Alves Marques
Profissão: Professor Coordenador da Área de Ciências Humanas na Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs.
Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Presidente Prudente/SP e Pedagogo pela UNICID/SP. Curso de Coordenação Pedagógica (em andamento) na UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos. Em andamento: Curso Superior em Gestão de Tecnologia da Informação – UNICID/SP.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br
Blog: http://albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/home.php
Cidade: Hortolândia/SP. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário