MARKETING

MARKETING
ESPAÇO PARA ANÚNCIO ON-LINE

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO
Fonte original: http://www.apeoesp.org.br/

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CLIC NA IMAGEM E ACESSE O CURRÍCULO DE 2013

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.
Clic na imagem acima e assista aos vídeos.

PROFESSORES QUE TAL NOS UNIRMOS

Powered By Blogger

terça-feira, 18 de abril de 2017

ARTIGO DE OPINIÃO: EDUCAÇÃO: (DES) CONSTRUINDO PARADIGMAS!!???!!

Primeiramente, o título deste artigo faz alusão aos indicadores sobre a educação brasileira na contemporaneidade, especialmente, se essa modalidade figura nos últimos lugares entre os países considerados em desenvolvimento. A título de ilustração, a nível internacional de 74 países avaliados, o Brasil encontra-se na 60ª posição no ranking, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Mediante a essa catástrofe, é vital (des) construir velhos paradigmas com prazo de validade vencidos na Educação Básica para construir novos, que atenda as demandas da sociedade do século XXI, uma sociedade da informação tecnológica. A propósito, uma boa fundamentação teórica importada de países desenvolvidos é um dos elementos em potencial na aprendizagem de qualidade. No entanto, se um paradigma (padrão) de ensino não atende e nem resolve os problemas educacionais, é essencial desconstruí-lo, (re) inventando novas intervenções que evitem o modismo educacional que nivela essa modalidade por baixo. À luz da reflexão, um dos paradigmas que se transformou em modismo foram as nomenclaturas Habilidades/Competências, em que, conforme alguns estudiosos, a construção do conhecimento ocorre somente a partir do desenvolvimento dessas nomenclaturas.  Em virtude desse fato e, paralelamente a pensamentos apressados, renegou para segundo plano os conteúdos específicos das disciplinas, ou melhor das múltiplas Ciências (visto que antes de se tornarem Disciplinas escolares, as mesmas são Ciências no mundo Acadêmico). Concordo plenamente, as Habilidade/Competências são práticas na educação que reluzem em indicadores satisfatórios, porém é imprescindível uma articulação com os conteúdos; em outras palavras, não se desenvolvem Habilidades/Competências a partir do vazio de conhecimentos, é necessário conteúdo específico de cada disciplina, para que ocorra um processo dialógico entre conteúdos, Habilidades e Competências. Diga-se de passagem, essas nomenclaturas, há décadas, permearam e ainda permeiam os Currículos Oficiais da Educação Básica em nosso país. Aliás, será que todos os envolvidos com a Educação Básica sabem realmente o significado e a eficácia dessas nomenclaturas, ou é mais um modismo educacional? Considerações finais: Inquietações à parte, o grande desafio é entender como um país que ocupa no ranking a 10ª posição entre as potências econômica, consegue amargar a 60ª posição no quesito educação de qualidade. Enfim, se está em questão uma educação de qualidade em todas as dimensões, é indispensável analisar os paradigmas vigentes, isto é, enquanto algumas nomenclaturas educacionais trazem resultados positivos ou fascinam o meio educacional, as mesmas devem permanecer nas Diretrizes; mas se não conseguem resolver os problemas e explicar os resultados negativos, não está na hora de procurar novos paradigmas? Acorda Brasil!!!

Alberto Alves Marques
Profissão: Professor Coordenador da Área de Ciências Humanas na Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs.
Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Presidente Prudente/SP e Pedagogo pela UNICID/SP. Curso de Coordenação Pedagógica (em andamento) na UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos. Em andamento: Curso Superior em Gestão de Tecnologia da Informação – UNICID/SP.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br
Blog: http://albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/home.php
Cidade: Hortolândia/SP.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário