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domingo, 30 de abril de 2017

ARTIGO DE OPINIÃO: JOGO DA BALEIA AZUL: QUE GERAÇÃO É ESSA???!!!???

A priori, a mídia eletrônica jornalística e televisiva, bombardeou o país nos últimos dias com uma notícia bizarra, para não dizer idiota o “Jogo da Baleia Azul”. Segundo as informações superficiais, os adolescentes envolvidos no jogo têm que aceitar alguns desafios como mutilar o próprio corpo, em casos extremos tirar a própria vida.  Assim pergunto: Que geração é essa em que a maioria se deixa levar por uma abominação como essa? Continuando a inquietação: Se essas crianças estivessem compromissadas com os estudos e os trabalhos em casa (é obrigação dos filhos contribuírem para os trabalhos domésticos, sim), os mesmos teriam tempo para essa idiotice? Certamente, não. A propósito, essa geração é fruto do permissivismo da sociedade e dos responsáveis pelas mesmas, pois aceitam tudo em prol de não magoar as crianças ou traumatizá-las. Na verdade, pais/responsáveis permissivos, omissos, ausentes, colaboram para a irresponsabilidade, irreverência, indisciplina, individualismo, resistência às regras...de seus pupilos. Um público, a bem da verdade, de revoltados sem causas, outrossim, chamada de geração “Nem/Nem”, ou seja, nem trabalha nem estuda. Grosso modo, essa geração é fruto da mídia, da conivência da sociedade que acredita que medidas corretivas, educativas e alguns castigos traumatizarão as crianças. No entanto, é uma sociedade que se preocupa em traumatizar as crianças e adolescentes, porém são traumatizados quando os seus filhos cometem absurdos dessa natureza. Volto a ressaltar, que geração é essa? É a geração em que a maioria não reconhece os limites, os respeitos para com os outros, para com os professores, em muitas situações para com os próprios pais, que em alguns casos “perdidos”, por não usarem as intervenções necessárias, que na minha época se chamava... chinelo e castigo.  Em outras palavras, é esse público-alvo que se encontra na maioria das escolas, e o mais estarrecedor e preocupante... é que tal público nos substituirá como professores, médicos, engenheiros, psicólogos, entre outras profissões, isto é, (se a Reforma da Previdência permitir), essas profissões precisarão de profissionais. Diante dessa situação continua a minha indagação: O que está errado? Lembro de quando éramos crianças e adolescentes, ocupávamos o nosso tempo no período da manhã nas escolas, quando chegávamos em casa após o almoço, ajudávamos lavando a louça. Na parte da tarde, ocupávamos um tempo com os jogos de futebol, bolinha de gude, assistir à Sessão da Tarde, entre outras diversões com os amigos, isso quando não íamos trabalhar nas lavouras para ajudar os pais. E as meninas? Essas brincavam com as suas bonecas ou estudavam o tempo todo. Quando chegava à noite, era reservado para os afazeres das escolas, as tarefas, quando os pais ou irmãos mais velhos sentavam ao nosso lado proporcionando suporte. Considerações finais: Ah, se fazíamos algo errado, éramos punidos, com algumas palmadas e até castigos, e o mais incrível, não ficamos revoltados e traumatizados. Ao contrário, uma parcela razoável das pessoas que tem a idade de este escritor hoje, têm um curso superior e Pós-Graduação (em muitas situações mais do que um curso superior), conquistas que um número expressivo dessa geração que comete suicídio com o Jogo da Baleia Azul, terá que suar muito para concluir. Enfim, não tínhamos Internet, Playstation, Tablets, Smartphones, entre outras parafernálias da atualidade, mas com certeza, tínhamos amor aos nossos pais, aos amigos e à escola. Logo, é essencial o questionamento a respeito do discurso de alguns estudiosos, que Planeta deixaremos para essa geração??!!?? Um pensamento equivocado, pois deveríamos refletir o seguinte: Que geração deixaremos para esse planeta? Infelizmente, esse é o grande desafio do Planeta, sobreviver com essa geração no futuro, isto é, se os mesmos não o destruírem antes.

Alberto Alves Marques
Profissão: Professor Coordenador da Área de Ciências Humanas na Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs.
Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Presidente Prudente/SP e Pedagogo pela UNICID/SP. Pós-Graduado em Coordenação Pedagógica na UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos. Em andamento: Curso Superior em Gestão de Tecnologia da Informação – UNICID/SP.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br
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Cidade: Hortolândia/SP.    

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